Loucos do futebol!

Eu não sei a que ponto chega a "demência" deste país. Você sabia que não se pode falar de outras coisas durante a Copa do Mundo aqui no Brasil? No estado de Pernambuco e Alagoas, no nordeste do Brasil, houve uma tragédia comparável a do Haiti. As chuvas causaram danos terríveis. São 11.000 casas destruídas, 80.000 desabrigados, 4334 km de estradas comprometidas, 132 pontes atingidas ou destruídas, 51 mortos. Infelizmente, esta é a região brasileira com a mais baixa renda per capita e maior nível de pobreza. 50,12% da população possui uma renda familiar de meio salário mínimo e as 150 cidades brasileiras com a maior taxa de desnutrição se encontram no Nordeste. Mas isso não é importante! O importante é saber tudo sobre a seleção brasileira. Quem joga, quem está machucado, quem "peidou" (desculpa), porque o treinador não fez isso ou aquilo. Somos todos "experts" em escalação, estatísticas, memórias futebolísticas , isso sem falar nas apostas, ou seja, os bolões. E a televisão?

É um massacre, ou melhor, uma "masturbação cerebral". Mostram do norte ao sul o nosso "patriotismo", aquele famoso sentimento de brasilidade que aparece só de quatro em quatro anos. Colocamos aquela camisa verde-amarela, mas não “vestimos a camisa” deste país. Sem falar que o Brasil pára literalmente. Eu, por exemplo, tive que mudar o horário do expediente por causa da seleção canarinho. É só aqui mesmo! Mas a minha estupefação foi ao limite hoje. Esta manhã, em um programa de TV, a apresentadora mostrava as casas destruídas, as pessoas com aquele olhar perdido, e, de repente sentimos aquela perguntinha que não poderia faltar: "Qual é a expectativa com relação ao jogo hoje?" Eu não acreditei! Você perguntar isso a uma pessoa que perdeu tudo, inclusive a TV?. É só aqui mesmo! Você deve estar pensando que eu odeio futebol, que não “patriota”, que tive um dia “cheio”. Não é verdade! Eu gosto de futebol, vejo as partidas, acho o Dunga um técnico coerente com seus princípios. Agora este “pseudo-patriotismo” de ano bissexto, me embrulha o estômago!

O que muda no Brasil se a seleção ganhar a Copa? Já sei os engraçadinhos dirão: É HEXA! E daí? O que muda? O muda para aquelas 80.000 pessoas desabrigadas? O muda para os 7,6 milhões de desempregados? O que muda para os 16 milhões de analfabetos? O que muda para os 36.000 mortos no trânsito todo ano? O que muda para os 24 milhões de sem-teto? O que muda para 11,5 milhões de crianças desnutridas? Sem falar no salário-vergonha dos professores, do bolsa-esmola do governo, do turismo sexual, do sistema de “cotas” nas universidades públicas, do auxílio-reclusão (todo criminoso que possui filho menor tem direito a R$758,00 POR FILHO).Etc. Etc. etc.

Cansei... E não falei tudo... Amo muito o meu país e estas estatísticas me deixam revoltadas. Eu sou patriota sim! Mas não de quatro em quatro anos, por que sei que este país vale muito mais que uma seleção de futebol. Sei que para muitos será uma “heresia” falar dos problemas do Brasil assim, justamente na Copa do Mundo.

Eu espero, quem sabe algum dia, poder gritar “sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor”, mas do lado de fora de um estádio de futebol.

Ravenna
Enviado por Ravenna em 26/06/2010
Código do texto: T2342204
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.