NELSON RODRIGUES E FERNANDO PESSOA

NELSON RODRIGUES E FERNANDO PESSOA

YNSO – Poeta Itinerante

Dois expoentes literatos reunidos no céu solicitam ao chefe da porta do céu São Pedro o direito de assistirem a partida entre Portugal e Brasil partida que iria decidir o primeiro e segundo lugar da chave “G” até poderia se dizer chave do gato.

São Pedro deferiu o pedido e ainda autorizou o técnico do céu a instalar um Telão daqueles maiores já fabricados pelos japoneses para todos assistirem o grande jogo entre brasileiros e lusitanos.

Tudo foi providenciado na véspera da grande partida sobre a tutela do grande narrador e critico e escritor carioca Nelson Rodrigues acompanhado por Fernando Pessoa poeta e escritor português que nasceu no ano de mil e oitocentos e oitenta e oito, quando ainda o Brasil vivia sobre a tutela do Imperador D. Pedro II, e no Brasil daquela época não se conhecia o jogo de futebol.

Eles imaginavam que seria a maior disputa desta copa do mundo, o técnico instalou todo o material necessário e mostrar ao São Pedro, para que no dia seguinte os celestinos tivessem pela primeira vez assistir a memorável partida de futebol, em companhia de pessoas tão importante.

Dia vinte e cinco de junho de dois mil e dez, um dia depois da festa de São João Batista, aquele santo famoso das festas juninas e da fogueira de São João, todos reunidos naquele grande auditório celestial, em torno de uma mesa estavam Nelson Rodrigues e Fernando Pessoa que seriam o narrador e comentarista daquela grande partida de futebol.

Nelson Rodrigues seria o narrador e comentarista com Fernando Pessoa seria o comentarista daquela partida,

Logo um brasileiro com tanta ironia narrando e um português modesto que conheceu o futebol na sua juventude e nem disputou qualquer pelada no seu tempo de estudante.

Surgia no telão o locutor da famosa rede globo anunciando a escalação das duas seleções que estavam assim constituídas, Portugal com os seguintes jogadores: Eduardo, Ricardo Costa, Pepe (Pedro Mello), Ricardo Carvalho, Duda (Simão), Fábio Coentrão, Bruno Alves, Raul Meireles, Tiago e Dany e Cristiano Ronaldo; Técnico Carlos Queiroz a seleção do Brasil dos seguintes jogadores: Julio César, Maicon, Lúcio, Juan, Michel Bastos, Felipe M. (Josué), Gilberto Silva, Daniel Alves, Julio B. (Ramires), Luiz Fabiano (Grafite) e Nilmar; Técnico Dunga.

Com a arbitragem do juiz mexicano Benito Archundia, os Jogadores postados no meio do campo o juiz procede à escolha de campo e Portugal sai jogando.

A partida desde o inicio é morna ninguém quer machucar a famosa Jabulani e até parece que a vitória não interessa a nenhuma das seleções, mais um joginho de amigo e meio irmão, tudo estava planejado para que o jogo fosse assim, era ataque e defesa sem muito empenho, além disso, nem precisava ter escalado goleiro e nem ter a traves de cada lado assim foi até os primeiros quarenta e cinco minutos do jogo, no intervalo Nelson Rodrigues e Fernando Pessoa fizeram um debate sobre o jogo. Pois o comentário dos comentaristas da rede Globo nem chegaria à qualidade dos dois eminentes escritores.

Nelson Rodrigues fala para a platéia celestial:

- De todas as copas do mundo que assisti e daquelas que comentei antes de partir da terra para a pátria celestial nunca vi uma partida tão indolente como esta entre Brasil e Portugal parece que as duas seleções não foram a velha África para disputar uma copa do mundo, mas para fazer turismo e não para jogar o futebol que o brasileiro sabe jogar, aquele futebol arte e com dribles mirabolantes que só o brasileiro sabe aplicar nos adversário.

Nesta hora fico com saudades do garoto Pelé e o das pernas tortas Garrincha estes dois foram os maiores jogadores de todos os tempos dentre muitos outros jogadores brasileiros.

Acho que estes jogadores cheios da grana não querem nada com o futebol do seu país tem medo d esse machucar e perder os polpudos contratos em outros paises, logo me sente com certa repugnarão por estes fatos.

Fernando Pessoa que não muito conhecedor do futebol mundial faz seu comentário:

- tudo valeria a pena se esta bola não fosse pequena, pois no meu tempo lá naquela cidade que passei a minha infância e aprendi inglês e terminei meu segundo grau este jogo foi uma decepção.

Daria até de escrever um soneto de injurias aos meus patrícios neste dia e vejamos que nos quarenta e cinco minutos possamos ver um joga mais dinâmico, que venha até ter algum gol para as torcida festejarem e pode ser de qualquer das seleções, pois sempre somos todos os irmãos.

E finalmente com as s duas seleções postada no gramado o Juiz apita o inicio do segundo tempo e todos na pátria celestial atento no grande telão para assistir o restante da partida.

A bola começa a ser castigada de uma maneira suave, mas chegar ao gol era difícil vivia de um alado para outro e nada de ameaça aos goleiros, até poderia ter levado um jornal com as noticias da copa para cada goleiro ler durante todo o jogo e o tempo ter passado mais rápido e não terem ficado no ostracismo por quase noventa minutos.

Será que o Brasil ou Portugal estarão entre os finalistas desta copa ou até voltarão para casa antes do final da copa.

Durban/AS/África, 23 de junho de 2010.

www.poetasadvogados.com.br

www.mario.poetasadvogados.com.br

mosnyoiram@gmail.com

Asor
Enviado por Asor em 26/06/2010
Código do texto: T2343158