Sem medo de mudar

“Os que aprendem, herdam o mundo; os que já sabem tudo, por outro lado, estão muito bem preparados para um mundo que deixou de existir.” Richard Teerlink, ex-chefão da Harley Davidson

Existiam carros e carroças. E bicicletas. Em 1903, Arthur Davidson e William Harley decidiram parar de pedalar e colocaram um motor na estrutura reforçada de uma bicicleta. Isso é o resumo. Mais de um século depois, as Harleys ainda são um ícone de muitas gerações. Não precisam mudar coisa alguma para atrair aficionados, mas mudam, embora com muita sutileza. O mito continua, mas com a sabedoria da mudança na medida da necessidade e na direção correta.

O conhecimento do mundo dobra a cada 80 dias, apontam alguns estudos. Bem, já podem estar ultrapassados. Isso requer uma atitude extremamente pró-ativa da humanidade e uma mudança enorme de paradigma. O saber, em si, já não importa tanto, uma vez que está disponível diariamente, numa velocidade estonteante. Todos podemos escolher fazer o papel de especialistas (os que sabem cada vez mais e mais sobre menos e menos) ou de especuladores filosóficos (os que sabem cada vez menos e menos sobre mais e mais) quantas vezes quisermos, num mesmo dia. Na verdade, somos sempre enormemente ignorantes em milhares de assuntos, não importa quanto saibamos ou pensamos saber.

Talvez não dê mais para dizer que a quantidade de conhecimento não importa, mas sim sua qualidade, afinal, essa decisão também pode ser tomada várias vezes por dia, de acordo com o papel que se está jogando no momento. A questão crucial é outra: como estamos utilizando esse conhecimento? E aí entra a capacidade de mudança de paradigma, a coragem de confessar a ignorância, o reconhecimento de que é possível e necessário aprender sempre, a convicção da importância da inovação. O conhecimento puro e simples dá lugar à sabedoria, que nada mais é do que manter a mente aberta, e usar o que se sabe e o que mundo sabe de maneira criteriosa, justa e gratificante.

O ronco de uma Harley Davidson é bem característico e funciona como um arauto do sonho de muita gente. Começou com a ousadia de modificar uma bicicleta.