VERGONHA HUMANA

     A vida, como um todo, deveria ser no mínimo sustentável em nossas necessidades básicas: Alimentação, Higiene, Saúde Publica, Moradia, Segurança Básica, Educação e direito a construção de uma simples mais digna Família.
 
     A fome, a miséria e o estado de abandono social, fazem com que a moral humana fique reduzida a pó e permita que nossos instintos mais animalescos apareçam e nos transformemos em tudo, menos naquela característica que deveria nos distinguir dos demais irmãos animais, nossa humanidade. 
 
     A situação no mundo como um todo beira o nojento. Seres humanos sobrevivem como vermes, como espúria humana, e os ricos continuam cada vez mais ricos, os governos cada vez mais corruptos, religiões no mundo todo possuem cada vez mais suntuosos templos, possuem canais de televisão, possuem arrecadações de bilhões de dólares, e acham que ajudam fazendo míseras caridades, doando esmolas e defendendo o estilo de vida neoliberal.
 
     Existem ONGs sérias. Como é lógico existem também pessoas serias em governos pelo mundo a fora, e humanos sérios engajados em religiões por este mundo de pobreza. 
 
     Somos uma vergonha como seres humanos, pois já não nos ofendemos com tamanha pobreza, com a avassaladora miséria que nos cerca. Acabamos insensíveis como humanos e miseráveis como racionais.
 
     Sou parte integrante desta engrenagem macabra. Sou assim também culpado por esta situação de abandono da dignidade humana. 



Desculpem o desabafo.
 
----------------------------------------------------------------------------


fonte básica (UN HABITAT, 2006).
- População Urbana em Favelas 
% população urbana vivendo em favelas por país e números absolutos de pessoas vivendo em favelas por regiões (UN-Habitat 2003)
 
     Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), quase 1 bilhão de pessoas (924 milhões) ou 32 % da população urbana vivem em favelas e em 2020 serão 1,4 bilhão de favelados.
 
     A maior parte deste número está concentrada em países em desenvolvimento. Em média, 43% da população urbana dos países em desenvolvimento estão em favelas, contra 6% nos países desenvolvidos.
 
     Atualmente, 52.3 milhões de pessoas já vivem em favelas no Brasil (28% da população do país). Na Índia são 160 milhões em Mumbai (a capital financeira do país), o que representa 55 % da população vivendo em favelas. (UN HABITAT, 2006).
 
     É quase certo que o número de favelados cresceu substancialmente durante os anos 90. E se seguirmos a projeção, nos próximos 30 anos o número global de favelados aumentará para os 2 bilhões, se não houver ações firmes e concretas.

   
Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 29/06/2010
Código do texto: T2347246
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.