"Dia sem Globo em apoio ao Dunga" - novo capitulo da velha perseguição à competência e à qualidade da emissora...

"Dia sem Globo em apoio ao Dunga" - novo capítulo da velha perseguição à competência e à qualidade da emissora...

Depois de quase 10 anos de campanha e, enfim, do sucesso de uma campanha contra a Rede Globo - que, para dar certo, precisou da ajudinha de uma ONG internacional e, ainda da manipulação do conteúdo, com vistas à corrosão da imagem de uma de suas figuras mais populares, o apresentador Galvão Bueno, tentaram uma nova campanha contra a Rede Globo, durante a transmissão da Copa do Mundo através da Internet - usando o e-mail como ferramenta viral, tentando promover um boicote contra sua audiência, supostamente em apoio ao técnico Dunga, sugerindo que os interessados assistissem o jogo "em um outro canal", que, na televisão aberta, significava a Rede Bandeirantes de televisão (Band).

Em um dos e-mails*, informavam, inclusive, a razão do problema de relacionamento entre uma equipe de reportagem da rede de televisão que detém a maior audiência do país, para a realização de uma reportagem exclusiva, autorizada pelo presidente da CBF, o que já deixa claro, que o técnico da seleção não tinha razão alguma para reagir como reagiu, diante da situação, pois a autorização partiu de seu patrão.

O resultado da campanha, porém, como era de se esperar, foi um tremendo e retumbante... fracasso, pois a audiência na transmissão da partida Brasil e Portugal pela emissora permaneceu na média altíssima que já vinha se verificando na Copa do Mundo.

Nesta altura dos fatos e sabendo-se que os e-mails dessa campanha escusa ainda rodam pela Internet, cabe perguntar se o suposto interessado, Dunga, concorda ou autoriza a campanha realizada em "seu" favor e contra a Globo, já que, pelo menos quanto à torcida brasileira, ele se desculpou pelo papelão que fez.

Dunga não pode alegar que desconhecia o volume da pressão exercida sobre a seleção brasileira, pois participou de várias Copas, como jogador e, levar em conta que o técnico da seleção brasileira tem um grave papel - isto é, de viabilizar a realização do sonho e da vontade de uma nação inteira, constituido na conquista da Copa do Mundo da África do Sul, da mesma forma que não pode desconhecer que a popularização de sua figura, desde o início de sua carreira de jogador de futebol, é devida, em grande parte, justamente ao trabalho da imprensa, da crônica e da crítica esportiva - que, de uma forma ou de outra veiculou e divulgou dados sobre a sua vitoriosa carreira.

Sem técnico, não existe uma seleção, no sentido de objetivo, treinamento, e cojunto. E, sem a imprensa, não temos informações - cada macaco no seu galho. O torcedor, que a apoia a seleção de seu país, não prescinde de informações diárias e detalhadas sobre sua participação no evento mais popular do planeta Terra.

O assédio, as críticas e até as piadas e, as paródias são decorrentes da importância do cargo exercido - menos do que da importância de quem o preenche (e, nesse sentido, basta lembrar de Zagallo - que virou "Zé Galo" na paródia do pessoal do "Casseta & Planeta" e muitos outros humoristas, que sempre repetiam o seu mantra abobado: "Vocês vão ter que me engolir!"). O interessado, não pode desconsiderar tal situação num mundo midiático, onde o fluxo da notícia e informações é vertiginoso e intermitente...

Em minha opinião, depois dos chiliques, Dunga demonstrou que precisa de um pouco mais de equilibrio emocional, no exercício de seu cargo. Inclusive porque a arrogância e o destempero são os sinais evidentes de uma alma apequenada (talvez pelas circunstâncias que envolvem suas responsabilidades, entre outros motivos).

Mas, quanto à gente que promove a enésima campanha contra a Rede Globo e seus profissionais, há algo a dizer.

É a mesma gente de sempre, cuja mentalidade ainda se recusa a assimilar e superar a queda do Muro de Berlim, movida pelo esquerdismo grosseiro, ignorante e infantil, que não tolera o sucesso, que condena velada ou abertamente a livre-empresa (e o que dela decorre, o lucro) e a liberdade de imprensa (e o seu corolário, a obrigação de informar e o direito de criticar), garantidos pela nossa Constituição, e tenta impor a sua visão distorcida do mundo e dos fatos e, insisto, cujo protótipo e modêlo de televisão é a TV Brasil, de Franklin Martins - aquela tosqueira cuja audiência nunca foi além de traços, nas pesquisas de audiência.

E o restante dos participantes, me perdoem os envolvidos, é de inocentes úteis, que acham graça adolescente na participação da campanha, replicando a mensagem pela sua lista de e-mails.

A Rede Globo é uma das empresas do ramo mais respeitadas, conhecidas e premiadas do mundo. E não é à toa. Ela se iguala às melhores redes de televisão do planeta, no que tange ao volume, e qualidade de sua programação, que abrange jornalismo, entretenimento, esportes, cultura, campanhas educativas e utilidade pública.

Num mundo em que a tendência é a segmentação, ela tem uma linha diversificada de produção própria, cujo reconhecimento de qualidade está ligada à sua audiência, mais de 70% (setenta por cento), da audência da TV aberta.

Hoje, é comum ver as redes de televisão realizarem campanhas de cunho institucional ou, ligadas à área de assistência social. Mas, a Rede Globo foi a pioneira em tais iniciativas, ainda na década de setenta. É o caso do "Criança Esperança", das campanhas contra o alcoolismo, tabagismo, segurança no trânsito, combate à prostituição infantil, defesa do meio-ambiente, etc.

Nenhuma outra emissora (ou, afirmo sem medo de errar, "Entidade" privada) jamais apostou e apoio tanto as atividades ligadas à educação formal, no Brasil., pois, ainda nos anos setenta do século passado, associada a uma fundação criada pelo seu patrono, Roberto Marinho, criou e veiculou às suas custas, em sua grade de sua programação normal, o "Telecurso Segundo Grau", tentando suprir a ausência de oferta do ensino formal aos jovens do Brasil (e eu, que era aluno de escola pública do interior do meu Estado, testemunho que fui um dos beneficiados por tal iniciativa). A par do sucesso da iniciativa, veio, o "Telecurso Primeiro Grau", numa associação com as entidades do sistema "S".

E indo mais além, fazendo como ninguém havia feito antes "nestepaíz", criou, com o apoio de outras empresas que compreendem a importância da promoção da educação no Brasil, um canal privado de televisão dedicado inteiramente à promoção e apoio da educação brasileira, o canal "Futura", cuja qualidade só pode ser comparada com apenas um outro canal, mantido pelo governo federal, a "TV Escola", e isto sem deixar de continuar a prestigiar as iniciativas relacionados com projetos vitoriosos na da educação, preservação ambiental e inclusão social (é o caso dos programas "Globo Ciência", "Globo Ecologia" e, "Ação, que vão ao ar nas manhãs de sábado).

Em termos de audiência, estrutura informativa, pontualidade na informação e qualidade das transmissões de eventos esportivos, a Rede Globo é, disparada, a melhor, não havendo possibilidade de comparação entre ela as demais redes televisivas.

Evidentemente que a programação da Rede Globo, como de qualquer outra emissora pode ser objeto de crítica e protesto (aliás, foi o que fiz, em relação à TV Brasil, Futura e TV Escola, nas linhas acima). Outra coisa, porém, é dissimular a intenção do ataque rancoroso e contínuo sob a forma de crítica e protesto, para disfarçar o verdeiro objetivo, que é o de atingir os fundamentos da existência da empresa, eis que estes estão ligados a dois direitos constitucionais básicos que já citei e, garantidos em qualquer país que se pretenda civilizado.

No momento em que estes fundamentos são atingidos em relação à Rede Globo, todas as outras empresas e a sociedade em geral, também é atingida, malgrado a participação algo festiva de pessoas manipuladas, que usam justamente a sua liberdade para colaborar no ataque a outrem e, ao fim, a si mesmo.

E não me venham falar do tal de "controle social", vez que, entendo, numa sociedade democrática, o controle, via de regra, decorre da aplicação de leis e regulamentos e, porque o tal do "controle social", de maneira geral, não passa de ações e movimentos de manipulação de opinião (e até, voto), promovidas por grupos de pressão vinculados a determinados projetos ou interesses políticos, empresariais ou particulares.

Recordo, nesse sentido, que foi assim que tentaram enfiar na goela da sociedade brasileira a aberração do PNDH3 (cujo texto, em grande parte inconstitucional ou ilegal, a pretexto da tratar de direitos humanos, invadia a esfera de direitos e garantias individuais e, direito à propriedade), cuja autoridade estaria no fato de ter sido objeto de ampla discussão por "orgãos e representantes da sociedade organizada", o que, em bom portugues quis dizer: sindicatos, associações e ONGs afiliadas ao projeto de poder do Partido dos Trabalhadores e seus satélites!

Texto ainda em construção, pessoal - desculpem, pois, as eventuais necessidades de correçoes...

Notas para desenvolver: novelas e séries - inclusive, adpatando clássicos da literatura nacional - Machado de Assis, Jorge Amado, JOão Ubaldo Ribeiro, Érico Veríssimo, Orígenes Lessa, e outros;

Cultura: música, costumes e a cara do povo brasileiro;

...Vila Sésamo, Sítio..., TV Colosso...

Shows e, esportes;

Música: de Tom Jobim a Ira!, samba, MPB, e música regional, etc;

Humorismo: o tradicional (Chico Anísio, Jô Soares) e a aposta no novo - TV Pirata, o protótipo do tipo de humor televisivo (Pânico, etc), que faria sucesso, dali em diante...;

Imagem do Brasil, lá fora, segundo meus irmãos, que ja emigraram para os EUA e Europa - muito positiva (povo alegre, samba e Rio de Janeiro), intimamente ligada com as produções exportadas pela Rede Globo.

..............................

Em 04.07.2010 - "...Apoio ao Dunga" hein? Gostaria de saber de um terço das pessoas que replicaram esse o e-mail em questão o apoiam agora! Os esquerdistas estão desmoralizados, outra vez. E os inocentes úteis que acharam graça na brincadeira, estão com cara de idiotas...

* Este é o texto de um dos e-mails que recebi na companha supostamente em favor de Dunga, mas evidentemente contra a Rede Globo. Sintam o tom de rancor, a tentativa de atribuir qualidades negativas a determinadas pessoas, a manipulação dos fatos (Collor, da direitona, hoje faz parte da trupe de sustentação da campanha de Dilma, junto com Sarney, Renan, Jucá, Gedell!), que vaza o texto de lado a lado:

"E agora?

Junte se a nós e participe do DiaSemGlobo em apoio a Dunga.

O técnico da seleção brasileira abriu fogo contra a Rede Globo.Dunga

deu na canela do comentarista Alex Escobar, da Globo. Poucas horas

depois, um dos apresentadores do programa Fantástico, Tadeu Schmidt, da África leu um editorial da emissora detonando Dunga.

Tudo tem um porque, antes do ataque ao Dunga no Fantástico, o Jornal O Globo já havia descido a lenha na seleção e principalmente no seu treinador.

Qual a razão dessa súbita mudança de comportamento ?

Vamos aos fatos :

Segunda feira, véspera do jogo de estréia da seleção brasileira contra

a Coréia do Norte, por volta de 11 horas da manhã, hora local na

África do Sul.

Eis que de repente, aportam na entrada da concentração do Brasil, dona Fátima Bernardes, toda-poderosa Primeira Dama do jornalismo

televisivo, acompanhada do repórter Tino Marcos e mais uma equipe

completa de filmagem, iluminação etc.

Indagada pelo chefe de segurança do que se tratava, a esposa do

poderoso William Bonner sentenciou :

" Estamos aqui para fazer uma REPORTAGEM EXCLUSIVA para a TV Globo, com o treinador e alguns jogadores..."

Comunicado do fato, o técnico Dunga, PESSOALMENTE dirigiu-se ao portão e após ouvir da sra. Fátima o mesmo blá-blá-blá, foi incisivo, curto e grosso, como convém a uma pessoa da sua formação:

" Me desculpe, minha senhora, mas aqui não tem essa de "REPORTAGEM EXCLUSIVA" para a rede Globo. Ou a gente fala pra todas as emissoras de TV ou não fala pra nenhuma..."

Brilhante !!! Pela vez primeira em mais de 40 anos, um brasileiro

peitava publicamente a Vênus Platinada !!!

" Mas... - prosseguiu dona Fátima - esse acordo foi feito ontem entre

o Renato ( Maurício Prado, chefe de redação de esportes de O Globo ) e o Presidente Ricardo Teixeira. Tenho autorização para realizar a

matéria".

Dunga: - " Não tem autorização nem meia autorização, aqui nesse espaço eu é que resolvo o que é melhor para a minha equipe. E com licença que eu tenho mais o que fazer. E pode mandar dizer

pro Ricardo ( Teixeira ) que se ele quer insistir com isso, eu

entrego o cargo agora mesmo!"

O treinador então virou as costas para a supra sumo do pedantismo e

saiu sem ao menos se despedir.

Dunga pode até perder a classificação, a Copa, seu time pode até

tomar uma goleada, qualquer fiasqueira na África, mas sua atitude

passa à história como um exemplo de coragem e independência frente à uma das instituições privadas mais poderosas no País e que tem por hábito impor suas vontades, eis que é líder de audiência e por isso se

acha acima do bem e do mal.

Em linguagem popular, o Dunga simplesmente mijou na Vênus Platinada!

sugiro uma estátua para ele!!!

Após a poderosa Globo a mesma que levou o Collorido ao poder e depois o detonou por seus interesses, agora difama o Dunga, tá certo que o cara é meio Ogro, mas não teve o direito de se defender dos ataques em momento algum.

Falar mal do cara é liberdade de imprensa. Ouvir o cara não pode?

A reação do povo foi imediata.O editorial lido no programa

"Fantástico", da Rede Globo, deu repercussão no mundo virtual. E pela

primeira vez na história o Brasil inteiro apóia o técnico da Seleção.

Só a Globo para conseguir isso...

Dentre os assuntos mais comentados no Twitter nesta segunda-feira

(21), a frase "Cala boca, Tadeu Schmidt" era líder absoluta --superou

até a antecessora "Cala Boca, Galvão", que liderou por dias seguidos

os Trending Topics.

E não parou por ai. Em apoio ao técnico da seleção brasileira, os

twiteiros lançaram o "DiaSemGlobo", que será nessa sexta-feira, quando

o Brasil vai jogar com a seleção de Portugal, no encerramento da

primeira fase da copa.

Todo mundo na Band, ou m outra emissora, não vamos sintonizar a Globo na sexta-feira, temos que começar a deixar de ser gado manso, mostrarque não somos trouxas manipuláveis."