Fazendo a história da educação

Caminho pelo pátio do colégio, dezenas de crianças e jovens seguem caminhos opostos, entrelaçando pensamentos e desejos. Entretanto, uma jovem aluna passa por mim rapidamente, mas a camiseta que veste chama-me a atenção. Lia-se a seguinte frase: “Colégio Franciscano Ave Maria — 80 anos.” Pensei: perfeito! Alguém definiu em poucas palavras toda a história de amor e formação deste estabelecimento de ensino.

Voltei aos tempos de adolescente, quando ainda cursava o ginásio, conhecido como Ensino Fundamental. O sonho de toda(o) adolescente era estudar num colégio grande e que oferecesse um ensino de qualidade. Concluir o colegial, atual Ensino Médio, e iniciar o curso superior se resumiam: ir para a faculdade e principiar um ciclo a mais na vida. E esse conceito passava de geração em geração.

Não havia tantos colégios como se tem hoje na cidade de Campinas e o Colégio Ave Maria sempre foi tradição.

Aquela frase despertou a saudade dos tempos em que vestir uma calça jeans e uma camiseta, colocar uma mochila nas costas e ainda segurar uma prancheta era o começo de uma nova etapa na vida. E o caminho para um futuro promissor chamava-se Colégio Ave Maria, atualmente Colégio Franciscano Ave Maria.

Lembranças são coisas pitorescas de nossa idade que se transformaram em prosa e verso.

Colégio Franciscano Ave Maria, quantas saudades trago comigo. Hoje, só posso observar e acompanhar os sonhos dos meus filhos se tornarem realidade junto de você.

Naquele tempo, gozava-se de tranquilidade e segurança. Lembro-me como se fosse hoje que, quando chegava do colégio, minha mãe me esperava sorrindo no portão. Hoje é preciso trancafiar nossos filhos para protegê-los da violência nas ruas, nas portas das escolas e nas faculdades. Esta responsabilidade de proteção acaba fazendo parte da arte de educar.

Tudo mudou! Transformaram você numa selva de pedras; ao derredor, muitos arranha-céus impedem-lhe de contemplar o pôr do sol e o crepúsculo alaranjado, mas você continua sendo o colégio do meu coração e do coração da cidade de Campinas, entregando para a vida, ano após ano, jovens seguros e capacitados para o mercado de trabalho.

Parabéns pelos 80 anos de glória.

O Colégio Franciscano Ave Maria, que não para, que não dorme e que é o coração da educação. A educação que muitas vezes está perto de ter um colapso, mas as suas veias periféricas — irmãs, direção, coordenação, alunos e funcionários — a socorrem e a faz funcionar como um coração novo em folha.

SILVIA TREVISANI
Enviado por SILVIA TREVISANI em 30/06/2010
Reeditado em 30/06/2010
Código do texto: T2350229
Classificação de conteúdo: seguro