Tem Coca-Cola na Rússia?

Por escrever no Pravda, recebo uma pergunta engraçada.

- Tem Coca-Cola na Rússia?

Quem a fez não é criança, mas ainda está com a mentalidade de que naquele país ainda reina o comunismo. Regime duro, que acabou faz tempo.

Tem o refrigerante sim. A juventude usa calças jeans, fabricadas com brim brasileiro, tênis Nike, Adidas ou qualquer outra marca estrangeira, fala inglês com fluência. Ainda não fui lá, mas conheço seus hábitos mais comuns.

Não sou comunista, como muitos pensam. Aliás, não posso ser uma coisa que já acabou. Por formação, sou socialista, mas democrata ao extremo. Não posso admitir associações lícitas fechadas ou proibidas, censura, casas legislativas sem liberdade plena, restrições aos cidadãos na sua liberdade de ir e vir, sobretudo pensar. Interessante. Um jovem de vinte anos, russo, não sabe explicar direito o que é o comunismo, ele não viveu a fase negra do socialismo burocrata. Pensa exatamente igual ao seu colega belga ou alemão.

Não existe mais a cortina de ferro, que por incrível que pareça, veio bater nos costados da América do Sul, mais exatamente na Venezuela.

Com outro nome, bolivariano. Sem liberdade de imprensa, política ou pessoal, própria do cidadão.

O mesmo modo de viver deveria ter sido implantado aqui, no Brasil. Lula é ignorante, mas nada burro. Sabendo que o Congresso iria bater forte, saltou fora.

Não nos parece que o mesmo possa acontecer com Dilma, caso ocupe a presidência.

Reacionária do jeito que é, pode não ter mais Coca-Cola no Brasil...

Jorge Cortás Sader Filho
Enviado por Jorge Cortás Sader Filho em 30/06/2010
Código do texto: T2350738
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.