MELHOR IDADE ?...

Sai do consultório do meu cardiologista, Dr. Marcus, com excelentes notícias sobre o estado do meu coração. O exame de “ecodopplercardiograma” realizado a seu pedido revelou que até a cicatriz do infarto (leve) que sofri há dezesseis anos nem existe mais. Segundo o médico, isso é pra lá de bom, é excelente! ...

Alegre e feliz, busquei o ponto de ônibus para o retorno ao lar, a fim de dar a boa notícia à minha mulher. Ela vai gostar de saber.

No coletivo, eis-me sentado numa poltrona junto à janela, no espaço destinado aos idosos, o tal do “chiqueirinho”, como em Belô é chamado. De ponto em ponto sobem mais e mais representantes da “melhor idade” (?) e daí a pouco alguns estão de pé, pois os bancos já estão todos ocupados. Então aumenta a choradeira dos velhinhos.

“- Ai meu Deus, preciso me sentar, pois estou com uma labirintite daquelas! ...”- reclama a senhora de uns oitenta anos, olhos arregalados, cabelos lisos e curtos, totalmente esbranquiçados.

O senhor, ao meu lado, retira do envelope grande um laudo do Teste Ergométrico que fizera e principia a lê-lo com vagar. Dou uma olhadela indiscreta e o pouco que leio, nas conclusões, me diz que o colega alcançou um resultado sofrível no teste. Nem chegou ao seu final, abandonando a esteira rolante por cansaço.

Daí a pouco entra um velhote de nariz quebrado, baita esparadrapo na cara e expressão contrita de dor, falando alto e bom som:-

“- Eu só preciso me segurar em algum lugar, pra não cair! ...”

Calado, quieto no meu canto, eu analisava a situação e me lembrei da propaganda lida numa revista de grande circulação nacional, convidando os coleguinhas a curtirem a “melhor idade” (?) através de um cruzeiro marítimo pelo Caribe.

Mas, como? Que “melhor idade” (?) é essa? A julgar por aqueles representantes dessa faixa etária ali no ônibus, inclusive eu, a expressão me soa como um eufemismo e eu gostaria muito de conhecer o seu autor, para lhe passar um sabão.

Melhor idade, xará, só se for aos dezenove, vinte anos, com tudo no seu lugar, cabelos, músculos, mente, coração e vontade!... O resto é conversa fiada! ...

-o-o-o-o-o-

B.Hte., 01/07/10

RobertoRego
Enviado por RobertoRego em 01/07/2010
Reeditado em 01/07/2010
Código do texto: T2352496
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.