Pão e circo para a platéia de plebeus.

Sempre foi assim: Quando a coisa não está muito bem, quando a comuna está dando sinais de insatisfação, se oferece um punhado de pão e diversões. É sucesso na certa, e tudo volta ao normal e o rei ganha mais umas boas décadas de feliz reinado.

O efeito da copa do mundo não é diferente. Haja gente feliz, esquecendo dívidas, recessão, Gripe H1N1, engarrafamento, pornografia da política, aquecimento global...

Por falar nisso, quem está sabendo que o Heráclito Fortes, político em evidência entrou com um recurso no STF, para se candidatar, tendo ele ficha suja, e conseguiu liminar? Alguém aí sabe disso? Vi isso na internet hoje de manhã. E olha que a lei de ficha limpa acabou de entrar em vigor.

Sempre após os jogos, se vê bares cheios, carros barulhentos, pessoas exaltadas. Será que isso é coisa só nossa? Só no Brasil é assim? Fico a imaginar o comportamento outras nações. Como será?

Ainda sobre a Copa do Mundo, já se sabe que a África do Sul está em festa. Os africanos são calorosos, amáveis, um exemplo de carisma.

Sabemos também, que os gastos com a Copa do Mundo foi uma dívida que levará décadas para ser quitada. O retorno financeiro do investimento nem de longe empatou com as despesas. Será um déficit público gigantesco pela frente.

Mas cabe outra análise: Está tudo errado? Não exatamente. Os sul africanos são herdeiros de muita angústia e sofrimento, são sobreviventes de um regime desumano, que os dominava até muito pouco tempo atrás. Ainda não cicatrizaram as marcas deixadas pela segregação racial dominante por décadas.

E o mais incrível e que eu nunca entendi: Um país de raça com predominância absoluta de negros, sendo discriminados por uns poucos brancos. Uma minoria escandalosa impondo regras a uma nação inteira, massacrando-a. Minha inteligência não chega a tanto para entender isso. Mas isso também não cabe entender ou julgar.

E apesar de tudo, é um povo alegre, divertido, eufórico, receptivo, camarada mesmo. Claro que em todos os povos do mundo, existem as “ovelhas negras” no meio. Lá não é diferente, com certeza. Mas isso não minimiza a cultura de bom humor daquela gente.

O circo está funcionando direitinho, por conta da jabulani. Percebe-se pelas imagens e a barulheira das vuvuzelas. Quanto ao pão... Espero nunca faltar na mesa deles, nem na nossa. Mais uma coisa bacana de se ver por lá: Brasileiros são bem vindos. Nos deixa orgulhosos. Quem não gosta de um mimo, né?

Daqui uns poucos anos é nossa vez, com direito à circo em dobro: Olimpíadas e Copa do Mundo. Sejam bem vindos quando for nossa vez de sediar os eventos.

Já sabemos que esses eventos têm um poder fantástico de unir pessoas de todos os cantos do planeta.

E tanto lá como aqui ou onde quer que aconteçam copa do mundo, olimpíadas, ou outros eventos que unam povos e nações através do esporte, que vença o espírito esportivo. E que esses eventos sirvam para unir povos e nações numa interação saudável e rica. Com circo e principalmente muito pão.

Faria Costa
Enviado por Faria Costa em 02/07/2010
Código do texto: T2353536
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.