ESCREVENDO (sempre) EM BUSCA DE UMA SOCIEDADE MELHOR ...

Estava escrevendo uma espécie de conto (MIRAGEM VIRTUAL (?!)... a ser publicado no Recanto das Letras...

Após os cinquenta (anos de idade) percebi que escrever (pra mim) é como respirar: Se Parar, deixaremos de existir... Inclusive, percebi a possibilidade de criar, trazendo à imaginação algo inexistente...

Bem: escrevendo o conto MIRAGEM VIRTUAL (?!)... Iniciado após a derrota brasileira na copa da África do Sul; Pensava na possibilidade de publicá–lo no dia seguinte; MAS, enquanto a Argentina era goleada pela Alemanha, comecei a pensar na queda de gigantes, no desequilíbrio emocional como fator determinante numa peleja e na importância de conseguir fazer o melhor que puder na produção de algo que, com o tempo pode ser um referencial pra quem vier na mesma estrada...

Inicialmente, entendemos que, a questão psicológica (ou emocional), pode ser um fator decisivo em quase todas as questões do ser humano... ASSIM, não seria possível pensar em vitórias excluindo a consideração desse aspecto abstrato (invisível) da existência...

Em seguida, entendemos que a permanência (ou queda) depende da compreensão que se tem da vida como um todo... Ganhar (ou perder) é sempre uma possibilidade e a diferença consiste em ter equilíbrio emocional pra não deixar que um excesso passe a determinar o resultado...

Consideremos (como exemplo), a Copa do Mundo (de futebol), na África do Sul... Em momento algum ouvimos que a África do Sul (dona da festa), houvesse declarado que seria a campeã... Nem mesmo ouvimos que a Alemanha (embora tenha ido com perspectiva de troféu) declarou que estaria em busca disso... Por outro lado, o mundo inteiro ouviu Brasil e Argentina (após eliminação de gigantes), continuarem jogando com palavras, blefando que conquistariam o título...

Penso que, se está escrito que a boca fala do que está cheio o coração (Mateus 12:34), a motivação em nossos corações estaria muito mais pra comemorar vitórias que, pra encarar os obstáculos do caminho... Como nessa existência, não estaremos isentos de obstáculos (???)...

Por último, o pódio (ou sua ausência) será (sempre) uma possibilidade... Considerando–se que (em média) chegamos aos setenta e cinco anos (75); Passaremos setenta anos encarando desafios e, apenas cinco anos envolvidos em comemorações, quase sempre, em conseqüência de vitórias dos outros (simplesmente) porque não veremos motivos pra comemorar vitórias como o próprio aniversário...

Se nem todos chegarão aos setenta e cinco anos de idade, estamos mais propensos em olhar os tombos ao longo de sete décadas que, os acertos – Até mesmo porque a cultura introduz em nossa mente que ser bem sucedido seria ganhar muito dinheiro... Por outro lado, vivemos como se tropeços, quedas, desafios fossem coisas a que não estaríamos sujeitos...

Apresente um único exemplo de pessoa que afirma ter aprendido sem disposição pra lutar, sem nunca ter medido forças, sem haver aprendido a caminhar sobre pedras (?!)...

Em cinco décadas posso dizer que nenhum ricaço da cidade (em minha infância); Estaria vivo pra contar a história e, geralmente a família ou geração subseqüente mora fora da terra natal... Assim, quando falamos sobre o passado (aqui), pouca gente entende...

Por essas e outras, tenho em vista que apesar dessa existência ser vinculada a luta por derrubar gigante (especialmente padrões e tabus); necessário se faz, termos cuidado pra não desenvolver a síndrome do gigante que não seria abatido... Afinal, essa síndrome encontra–se presente na biografia (entre aspas) dos gigantes que vamos derrubando (e dos que encontramos caídos), ao longo da vida...

PENSE VAGAROSAMENTE SOBRE DUAS COISAS:

A SIMPLICIDADE DE DAVÍ X A PREPOTÊNCIA DE GOLIAS (1 Samuel 17:1–58) – Um texto sobremodo longo, MAS, essencial pra todo aquele que deseja analisar os combates entre Gigantes e Homens dedicados a busca por uma sociedade menos desumana.

Vale salientar que SAUL – era bem mais alto que os demais de sua geração e, tinha inúmeros soldados sob suas ordens; CONTUDO, por mais de um mês, fez vista grossa das ameaças de Golias...

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 03/07/2010
Reeditado em 03/07/2010
Código do texto: T2355893
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.