E Deus não quis

Nada como uma paixão popular para avivar o fanatismo estarrecedor. Nada como o futebol para revelar as crendices das pessoas. Velas, imagens adoradas como se deuses fossem, pessoas ofendidas por comentários que só poderiam ser interpretados como religiosamente ofensivos por quem procura cabelo em ovo e a pretensão do desejo divino de vitória para esse ou aquele time fizeram parte, mais uma vez, dessa copa.

Eu cá tenho minhas dúvidas sobre quem é o “povo escolhido”. Durante séculos, foram os judeus, depois descobrimos que “Deus é brasileiro”, agora “El Pibe de Oro”, “La Mano de Diós”, “El Maestro de la Modestia”, “El Que que es Mucho Más que Pelé” diz que Deus quer que a Argentina vá à final da Copa. Assim não vale, Dieguito, você tem informações privilegiadas, pois é só se virar para Ele e perguntar...

Kaká, que a cada gol levanta os braços para o céu para indicar que foi Deus quem fez o gol, num despudorado proselitismo religioso e uma empáfia de filho único, se estranha com André Kfouri porque seu pai noticiou que ele (Kaká) está com problema no púbis e diz que o comentário é perseguição porque ele segue Jesus Cristo. Será que é tão difícil, simplesmente, ser razoável e não colocar Deus em cada coisinha terrena?

Gosto da Argentina, de verdade, mas daí a concordar com a soberba e a má educação de bom número de seus representantes, são outros tangos. Nem poderia ser diferente, torci para a Alemanha com todo entusiasmo, por jogar contra o time de Maradona e pelo belíssimo futebol que apresentou. Verdade que 4 x 0 não é placar, é humilhação, mas é futebol.

Os “hermanos” sabem o porquê da derrota: por causa da promessa feita em 1986 à Nossa Senhora do Rosário, em Tilcara, onde a seleção vizinha se concentrara. Prometeram voltar em peregrinação se a Argentina fosse campeã. Ganhou e não cumpriu. A Virgem, à espera do cumprimento da promessa, não mais permitiu que a seleção se sagrasse campeã. Maradona, neste ano, até que tentou dar um carteiraço mais para cima, mas não adiantou. Mas isso é conversa, na verdade a Argentina foi eliminada agora porque o Todo Poderoso não gosta de concorrência.