Quem explica este conturbado conceito de democracia?

É muito difícil compreender o verdadeiro conceito de democracia. Senão vejamos:

Uma ideia sã.Todos iguais no respeito absoluto de uns pelos outros. O mundo vivendo em plena harmonia, pleno de felicidade.

Pura teoria. Teoria genuinamente democrática. Na prática tudo ao contrário.

Recuando a uns tempos mais antigos, quando se propalou o viver livre e feliz. Democraticamente, gregos e romanos, e outros das mesmas eras, lá iam vivendo, matando-se uns aos outros democraticamente.

Vamos andando por esses caminhos da história.

Os imperadores Romanos, e outros que tal por esse mundo conhecido, quando os povos democraticamente acorrentados, não aceitavam a sua democracia, pura e simplesmente, democraticamente desapareciam. Prevalecia a ordem democrática. Uns mais iguais que os outros!

Aí pelo principio da nossa era, apareceu outro que democraticamente dizia sermos todos iguais. Não estavam de acordo os senhores desse tempo. Julgavam-se mais iguais que os outros, e vai daí democraticamente pregaram-no numa cruz.

Um exemplo de magnífica democracia. Na revolução francesa, porque uns eram mais iguais que os outros, lá se entretiveram a cortar uns milhares de cabeças, em nome da santa igualdade democrática.

Outros houve que entretanto se entretiveram a acrescentar uns milhares de mortos á santa igualdade. Isto mais parece o Santo Oficio de má memória.

Democraticamente continuam a fazer-se por aí umas democracias que acrescentam uns centos de milhares de mortos, mas tem que ser. Tendo em conta que democraticamente somos todos iguais...só que uns são mais iguais que os outros, e não há volta a dar.

Ora seria bom alguém começar a esclarecer que diabo de conceito de democracia é este.Democraticamente isto não se entende. Aqui e em qualquer lugar, neste dito jardim á beira mar plantado, e para que não sejamos apelidados de ignorantes, democraticamente ninguém se entende. Conclusão: cada um tem a sua democracia tal como lhe convém

Quo Vadis
Enviado por Quo Vadis em 04/07/2010
Reeditado em 10/03/2023
Código do texto: T2357467
Classificação de conteúdo: seguro