BYE BYE, ÁFRICA 
 
   Encerrada a primeira fase da copa, ficou evidenciada a superioridade do futebol da América do Sul. Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai passaram para as oitavas de finais. Alguns otimistas atreviam-se em afirmar: “É a Copa América na África!” A ímpáfia de Maradona, a arrogância de Dunga e a inconseqüência de treinadores e jogadores das outras seleções do futebol sul americano não deram a devida importância às demais seleções. Disputadas as oitavas de finais, caiu o Chile por ter tido o azar de jogar justamente contra o Brasil. Porém seguiu a América do Sul bem representada nos demais jogos e caminhavam realmente para um resultado favorável ao continente sul americano.
 
   Nas quartas de finais foram caindo como moscas, um a um, sendo o Brasil o primeiro a ser eliminado, mais pelos seus erros que propriamente pelos méritos do adversário. Com um futebol de duas faces, no primeiro tempo jogando de maneira brilhante e no segundo tempo, desestruturada em campo, perdeu para a Holanda que virou o jogo após ter sofrido um gol e soube administrar o resultado causando um desastre enorme que foi a eliminação precoce do selecionado brasileiro da copa de 2010. Depois caiu a Argentina que se regozijou pela desgraça brasileira, acreditando que chegaria a final. Só esqueceu que enfrentaria a Alemanha que pratica um futebol frio, calculista, competente e de grande seriedade em busca de resultado favorável. Foi eliminada e humilhada pelos alemães, em um jogo que tão cedo será esquecido pelo povo argentino e que fez com que Maradona e o tão enDeusado Messi descessem do pedestal. O Paraguai que, a despeito de ser adversário ferrenho da nossa seleção, passou a receber a torcida do torcedor brasileiro, que esperava ver aquela equipe nas semifinais com o Uruguai. Não conseguiu. Perdeu para a Espanha, equipe bem estruturada e competitiva que, mesmo encontrando dificuldade para desenvolver seu ataque, conseguiu superar a equipe portenha. Por pouco o Uruguai também não sucumbe, não fosse a ingenuidade do jogador ganês na cobrança do pênalti no último minuto da prorrogação.
 
  Restam agora três seleções européias e uma da América do Sul para que seja definida a campeã. A superioridade sul americana ao fim da primeira fase não passou de entusiasmo de início de festa. Cabe agora ao Uruguai honrar o futebol sul americano. Então pergunto: conseguirá a celeste olímpica resistir ao rolo compressor holandês? Atrevo-me a responder que acho difícil, depois que vi a dificuldade que teve para superar a equipe de Gana.
 
   E o que falar de Dunga & Cia? Não há o que dizer. Apenas que não se pode entender como se convoca uma seleção baseado em “grupo fechado”. Fechado em que? Razões contratuais com a poderosa NIKE, a quem a CBF deve total obediência? Pela cabeça dura de Dunga que não convocou Ganso, Pato, Ronaldo Gaúcho e Neimar, talvez por estes não estarem vinculados a patrocinadores da CBF? Bem, Temos quatro anos para reestruturar o futebol brasileiro que, se não agir rápido, irá participar da próxima copa por ser o país sede e não participará das eliminatórias, mais correrá o sério risco de ser eliminada logo no início da competição mais uma vez se seguir os mesmos critérios utilizados pela copa de 2010. Que se comecem as mudanças já, e iniciando pela conduta dos dirigentes da CBF, responsáveis diretos pela nossa derrocada.
 
*Este texto está protegido por lei. Reservados os direitos autorais.
Proibida a cópia ou a reprodução sem minha autorização.
Visite o meu site:
www.ramos.prosaeverso.net
http://www.avspe.eti.br
http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_america.asp?ID=3203
Valdir Barreto Ramos
Enviado por Valdir Barreto Ramos em 04/07/2010
Reeditado em 04/07/2010
Código do texto: T2358095
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.