Copa do Mundo - Diário de um Torcedor (XIV) - Finais: melancolia, matemágica e previsões...

Copa do Mundo - Diário de um Torcedor (XIV) - Finais: melancolia, matemágica e previsões...

Este final de semana não foi fácil - acostumado com o clima de festa em torno da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2010, me vi andando de um lado para o outro da casa, no começo do fim de semana, procurando por opções para ocupar o vazio da decepção causada pela desclassificação da seleção de Dunga, nas quartas de final.

Corri para a locadora e peguei um monte de filmes. Mas, que nada - não conseguia fixar minha atenção neles. E fui acompanhar o noticiário e os comentários televisivos sobre a Copa do Mundo.

Nesses programas, evidentemente, não faltou quem chutasse cachorro morto e os que relembrem de "conselhos" que alegam ter dado ao técnico da seleção brasileira- mas, confesso que é impossível não rir com o sarro adolescente de Edmilson sobre a desclassificação da seleção argentina, embora isso seja aquele negócio do "roto rindo do rasgado".

O fato é que, nossa fantasia está rasgada e, a conta vai, em minha modesta opinião, para o presidente da CBF, que decibiu pela contratação de Dunga, a despeito das críticas a respeito da falta da falta de experiência do cara. E agora, ele que se vire com as críticas...

De minha parte, só lamento que o espetáculo da Copa do Mundo tenha terminado tão cedo e, de uma forma tão lamentável, para nós. Em termos de futebol, porém, as crônicas que escrevi comprovam que não entendo muito da coisa.

Falando nisso, acabei me recordando que, a última partida de futebol que disputei ocorreu a 28 (vinte e oito!) anos, na quadra de esportes do Colégio Estadual de Turvânia. Era uma sexta-feira, e eu havia sido convocado depois de muitas negativas, pelo meu primo Dadino (que tinha vindo de Brasília, de visita), para compor um time de salão só de familiares.

Me lembro que, pelo fato de não jogar nada, me colocaram na desefa. Rapaz!, lançavam a bola para mim e, eu entrava em pânico, e a atirava imediatamente para os pés dos alas.

Numa dessas, o primo Clodoaldo, que era o goleiro, fez o "favor" de lançar a bola para mim. E eu tratei passá-la imediatamente para o ala e primo Lazão, antes que a perdesse e colocasse nossa meta em risco. Pois bem: por falta de intimidade com a técnica, bati por baixo da bola, e em vez do peito, dei mais com a ponta do pé, nela. Resultado: a danada subiu, atravessou a quadra e, para surpresa do time desafiante, desceu de uma vez, e entrou bem no ângulo do gol oposto.

Ficaram abestalhados comigo - e eu, mudo com a jogada involuntária. Com os créditos do incrível gol marcado, joguei mais três partidas, mas, percebendo a afobação de Dadino, lá no ataque, com o risco de perder a caixa de cerveja apostada, simulei alguma coisa de torção no pé e caí fora da quadra, ainda cheio de moral.

Sim, ganhamos a caixa de cerveja - mas, como não era "bico seco", aquilo virou uma festa em que os componentes das duas equipes consumiram duas caixas e meia do produto, no Bar do Ivo França, lá na Vila Mercedes...

.......................

A "matemágica"* do e-mail que citei na úlitma crônica, faz cada vez mais sentido, pois não parece que o Uruguai ou a Espanha possam rivalar com o futebol eficente e jovem da Alemanha . Convenhamos, entranto, que os eles fizeram por merecer.

* O texto do e-mail é este:

"O Brasil ganhou a copa do mundo em 1994, antes disso, sua última conquista do título foi em 1970. Se você somar 1970 + 1994 = 3964

A Argentina ganhou sua última copa do mundo em 1986, antes que isso só em 1978. Somando 1978 + 1986 = 3964

Já a Alemanha ganhou a sua última copa em 1990. Antes disso foi em 1974. Somando 1990 + 1974 = 3964

Seguindo esta lógica, poderia se ter adivinhado o ganhador da copa o mundo de 2002, pois este teria que ter sido o vencedor da copa de 1962!

Conferindo: 3964 -2002 = 1962. E o ganhador da copa em 1962 foi o Brasil!

Realmente, parece funcionar... E assim, quem venceria a copa do mundo de 2010 na África do Sul? Resposta: 3964 - 2010 = 1954

E quem ganhou em 1954? Alemanha!"

Em 05.07.2010 - Infelizmente, a seleção uruguaia não tinha futebol para suplantar a seleção da Holanda. E assim, caiu a ultima das representantes das américas, na Copa do Mundo e, volta para casa honrada com o resultado, depois de um longo tempo de jejum nas participações no evento.

..............................

Chama cada vez mais a atenção, os resultados do oráculo estabelecido no aquário Sea Life, da cidade de Oberhausen, Alemanha, cuja pitonisa é um simpático polvo, chamado Paul, que revela seus augúrios através da escolha da comida, postas em diferentes recipientes, que levam as bandeiras dos times envolvidos em partidas da Copa do Mundo.

Agora, os alemães estão assustados com os augúrios de Paul em relação ao resultado da partida entre a seleção da Espanha e a seleção do país, já que Paul escolheu o recipiente com a bandeira da Espanha.

Mas, se eu não estiver enganado, o polvo de longas e elegantes tenazes não tem nada com isso. Muito longe de ser fã de futebol - esporte dos agitados animais bípedes com cérebro agigantado, esqueleto rígido e polegares opositores da superfície, o negócio dele é procurar comida e ir tocando sua vidinha de ser molóide típíco das profundezes marinhas, por algum motivo, sempre escolhe o recipiente da direita, em primeiro lugar.

Assim, o resultado deve ser creditado, na verdade, a seu tratador, que põe as bandeirinhas nos recipientes de comida...

Às 15:30h de hoje, Alemanha e Espanha disputam a última vaga para a decisão da Copa. E não imagino que a equipe espanhola possa vencer ao fantástico selecionado alemão, que se encontra num círculo virtuoso e, difícil de quebrar. Mas, isso é impressão, palpite, que eu não tenho nada de Paul ou Mãe Dinah.

Às 17h:30min. Mas que belo palpiteiro eu sou - ainda bem que não vivo disso!

Depois de dominar o primeiro tempo, a seleção alemã parece ter se ressentido de não ter aberto o placar e, entregou o domínio de campo para a "Fúria", que não amarelou e teve paciência para chegar ao belísimo gol de classificação, através de uma cabeçada de Puyol, numa bola lançada na área por Chavi, que cobrara um escanteio.

Uma final surpreedente, pois é a segunda vez que duas seleções européias decidem o título fora do continente europeu.

Está desmoralizada a matemágica, portanto, e vai dando o resultado que o tratador de Paul, o polvo do aquário de Oberhousen, Alemanha, conscientemente ou não, prognosticou.

Em breve descerá descerá outra vez ao ao nicho de Paul, uma porção dobrada e dividida de ração. E ele vai ficar na dele, e comer em silêncio as duas porções servidas, começando pelo recipiente da direita, independente da sua decoração.

...........................

Enquanto isso, no Brasil...

Bruno, o goleiro do Esporte de Regatas Flamengo acaba de se entregar à polícia, depois de ter sua prisão temporária decretada. Se porventura se confirmar que ele ordenou a execução de uma ex-namorada, já não será surpresa, pois os indícios estão se avolumando rapidamente...

Falando em crime e astros do futebol, nos últimos tempos, alguns atletas botaram as manguinhas de fora e, se deixam fotografar em poses ostensivas, ao lado de traficantes ou de seu exército de facínoras, que portam armas que só podem ser utilizadas em casos de extermínio em massa.

Pergunta: o dinheiro do narcotráfico está entrando no caixa dos times de futebol, para ser lavado entrementes é usado para negociação de passe de craques de futebol?

Com a palavra as autoridades competentes, começando pela Receita Federal, que pode rastrear tudo e, entregar a coisa de bandeja...

Às 17h:20min. A Espanha, atual campeã européia, está classificada para a final da Copa do Mundo, depois de uma partida em que jogou de forma elegante e leal, e vai disputar o título com a eficiente seleção da Holanda, fora da Europa, o que havia acontecido uma única vez.

Que eu me lembre, o rei Pelé foi o único a apostar na seleção espanhola. Quando declarou isso, sofreu uma saraivada de críticas e ataques, da tal da crítica especializada. Agora, seus críticos contumazes, se forem honrados, devem pedir o perdão imperial.

.............................

Em 09.07.2010 - Agora, o crime cometido pelo goleiro Bruno, com a ajuda de terceiros está praticamente esclarecido. Foi espantanso, covarde, hediondo e macabro. Para gente assim, só existe um lugar - a cadeia, pois ele não merece viver entre gente civilizada enquanto não pagar pelo delito que cometeu!

Os atletas - especialmente os jogadores de futebol, no caso do Brasil, são os ídolos que inspiram crianças, adolescentes e jovens. No entanto, as escolinhas e clubes só pensam em lucro imediato, e se escusam de ensinar aos atletas princípios básicos de respeito ao outro e civilidade...

Se for realizado um levantamento nacional sobre a quantidade de situações delituosas em que os jogadores de futebol andam se envolvendo, tenho certeza que, pelo menos as autoridades vão parar para pensar no assunto.

Dunga, um pouco mais dócil com a imprensa. Parece que, depois do seu delírio autoritário, consegue compreender o seu papel. E chorou pitangas.

Já foi, Dunga. Ninguém está lá tão interessado no assunto - ou detalhes aque possa acrescentar, no momento...