DE QUEM É A CULPA

Sou totalmente contra eleger um jogador responsável pela desclassificação do Brasil nesta copa, afinal, não foi simplesmente uma atitude ou um ato impensado que desclassificou nossa seleção.

Muito, “profundos conhecedores de futebol”, estão na caça às bruxas e elegeram Felipe Melo como o responsável pela nossa desclassificação, o que acho uma tremenda irresponsabilidade.

Primeiramente, Felipe Melo não pediu para ser convocado, tampouco, exigiu ser titular da equipe.

Segundo, apesar do primeiro gol holandês ter sido creditado a ele (contra) o volante não teve responsabilidade alguma no gol, Julio César, nosso “melhor goleiro do mundo”, equivocou-se ao sair do gol perdendo o tempo da bola, digo, ainda, que, se Felipe não estivesse ali seu erro (de Julio César) teria sido mais evidente e grotesco, o que, também, não o torna o responsável pela derrota.

Terceiro, o segundo gol holandês foi resultado de um erro de marcação dos nossos “melhores zagueiros do mundo”, todos com mais de 1,80m de altura, mas eles também não foram os responsáveis pela nossa derrota.

Quarto a expulsão de Felipe Melo, apesar de prejudicar ainda mais a equipe, que naquele momento estava perdendo de 2 a 1, também não o responsabiliza pelo fracasso, não totalmente.

A desclassificação da seleção brasileira foi resultado de uma série de fatores que se iniciaram na contratação de Dunga, um técnico sem qualquer experiência anterior, para o cargo de treinador, tendo como auge a convocação final para a copa do mundo, onde jogadores em grande fase foram preteridos em nome de um certo comprometimento, apresentado pelos outros.

Pergunto: Se nunca foram convocados para a seleção brasileira, caso de Neymar e Ganso, como poderiam provar que eram pessoas comprometidas com a seleção?

No jogo contra a Holanda, Dunga, fez somente duas das três substituições possíveis, em uma, trocou um lateral esquerdo por outro, pois o lateral estava com cartão amarelo e corria o risco de ser expulso.

Não fez as três substituições, por que sabia que não havia qualquer jogador no banco de reservas que era capaz de mudar o rumo do jogo, ou melhor, ele não confiava no seu banco de reservas.

A culpa é dos jogadores?

Não.

Todos, inclusive Dunga, sabia do despreparo emocional de Felipe Melo e nada fez, o manteve em campo, mesmo sabendo que a qualquer momento ele poderia ser expulso.

Não podemos negar que Dunga ganhou tudo até o inicio da copa e que sua campanha nas eliminatórias foi irrepreensível, no entanto, o mesmo, aparentemente parou no tempo, convocando jogadores que na época de algumas competições estavam em boa fase, o que não estava acontecendo agora, no presente, com Julio Baptista (reserva na Roma), Ramires, Felipe Melo (considerado o pior jogador estrangeiro na Juventus), Kaká (que passou os últimos meses contundido), Gilberto Silva, Kleberson (reserva no Flamengo), além de convocar para a lateral esquerda dois jogadores que há tempos não atuam nesta posição deixando a posição deficiente.

Dunga chamou jogadores que se assemelhavam a ele, quanto este jogava futebol, achando que, assim, ganharia a copa, esqueceu-se que, quando foi campeão do mundo em 1994, Romário, carregou o time nas costas, fazendo jogadas e gols espetaculares, no entanto, neste ano, a seleção não tinha um “Romário”, por mais que Robinho ou Luís Fabiano se esforçasse ambos estão muito aquém do baixinho.

Por isso não acho que qualquer jogador seja o culpado pela a desclassificação da seleção brasileira.

Eles deram o máximo de si. Treinaram, sofreram, se decepcionaram com a desclassificação.

Tecnicamente, fizeram o que se esperava deles.

Quais destes jogadores, convocados ou outros selecionáveis, que, mesmo em má fase física ou técnica se negaria a defender a seleção, mesmo, que essa participação decretasse o fim de sua carreira nesta?

Nenhum, não é verdade.

Dunga foi, sem dúvida, o grande responsável pela desclassificação da seleção brasileira, frente à Holanda, partida a qual ele obteve o resultado final de seus atos, partida, onde foram acertadas as contas quanto as suas atitudes à frente da seleção.

Após o acerto de contas, viu-se que Dunga fora traído por suas convicções, acabando por pagar um preço alto por isso.

Marc Souz
Enviado por Marc Souz em 05/07/2010
Código do texto: T2359281
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.