Refletindo sobre a dor

Refletindo sobre o assunto, definitivamente cheguei à conclusão que a dor nos atrai. Porque? Especialmente a dor da alma, aquelas que nos fazem chorar. Não sei explicar. Deixo por conta de Freud ou quem souber as respostas. O certo é que somos estimulados a buscar a dor emocional, mesmo que em forma de lazer e diversão.

Não me refiro às dores a que somos submetidos contra nossa vontade, pela imposição de outrem, através de ameças, agressões, frustrações, terror, maldades, chantagens, acidentes com sofrimetos físicas e afins.

Às muitas das pessoas que gostam de filmes, se perguntar que filme gosta, dirão: Drama, romances, etc. E aqueles que provocam emoções fortes são os melhores. Só se vê pessoas derretendo diante da telinha ou da telona. Depois, se perguntado se gostou, dirão: Maravilhoso! Fantástico! Se pedir sugestão, a indicação seria (alguns exemplos):

A corrente do bem,

Minha vida sem mim,

À espera de um milagre,

O som do coração,

Compromisso precioso,

E tantos outros.

Porque gostamos de coisas que nos fazem chorar? Porque gostamos de um filme que nos provoca emoções fortes, como estes que citei, mais uma infinidade deles?

Eu definitivamente não sei responder, apenas me junto ao time dos chorões diante de um “bom” filme, me rendo ao delicioso sabor de ser provocado pelas emoções da sétima arte.

Em tempo: não gosto de filmes de terror, embora já tenha assistido alguns de tirar o fôlego. (Seria mais uma manifestação de satisfação com a dor?).

Faria Costa
Enviado por Faria Costa em 05/07/2010
Reeditado em 05/07/2010
Código do texto: T2359708
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.