RECLAMES, SE QUISER

Não estou pedindo para ninguém reclamar, é que outro dia recebi uma mensagem sobre propagandas antigas. Mamãe também falava assim ‘reclame’, ou ‘anúncio’. Ao atender o telefone, ela dizia ‘Pronto!’ E ‘tirava retrato’, jamais uma foto. Vovó achava bonito um automóvel ‘rabo-de-peixe’ e dizia que meus vestidos eram muito ‘suritas’.

Bem, voltando aos reclames, achei uma delícia vê-los. Uns muito antigos, de mil novecentos e bolinhas. Outros, já do meu tempo de criança, mil novecentos e não tantas bolinhas...

Aí vão alguns, todos com desenhos incríveis que infelizmente não posso reproduzir aqui:

“Lingerie de Paris – o novo stock de roupas brancas para senhoras nunca foi tão bem sortido de artigos finos e elegantes como actualmente. Camisas em superior crêpe da China, combinações, calça e corpinho com rendas e enfeites – no MAPPIN STORES”

“Há mais de meio século ditamos a moda em chapéus! RAMENZONI”

“Um grande presente de Natal! A magnífica rádio-victrola RCA VICTOR”

“Reserve em seu lar para MINANCORA um lugar!”

“O vermelho impetuoso tão sonhado... RED-RED – a nova côr do baton HELENA RUBINSTEIN”

“Seja mais adorável esta noite com o novo e perfumadíssimo sabonete LEVER – usado por 9 entre 10 estrêlas do cinema”

“Tabu – o perfume proibido – fragância embriagadora dos sentidos que arrebata e subjuga!”

“Mais encanto para você com CASHMERE BOUQUET”

“O amor é feito de ternura e os CHICLETES ADAMS tornam o hálito uma doçura!”

“Grapette, quem bebe repete”

“A beleza dos seios da mulher - desenvolvidos – fortificados – aformoseados - A PASTA RUSSA – do doutor G. Ricabal celebre medico e scientista russo – à venda em todas as Pharmacias, Drogarias e Casas de Perfumarias do Brazil”