VOCÊ ACHA QUE RESPEITA AS REGRAS?

Você acha que respeita as regras?

Em harários de pico, nossas rodovias têm um fluxo de carros e caminhões muito intenso. Todos sofrem com a lentidão do tráfego, mas alguns espertinhos apelam para manobras irregulares. Depois quando são pegos e recebem aquela multa, inventam as desculpas mais esfarrapadas do mundo. Como estar febril e apressado pra chegar à farmácia e não ter uma convulsão no caminho.

São pessoas comuns, que por acaso foram pegas num momento de impaciência, desatenção ou talvez estupidez. O trânsito hoje está uma guerra e nunca se sabe quem é o inimigo que está dirigindo o outro carro. Os motoristas andam armados e se descontrolam com muita facilidade.

Pela grande quantidade de mortes no trânsito brasileiro, normalmente a culpa pelos índices recai sobre maus motoristas, considerados infratores crônicos. Mas a verdade é que muitos de nós, em circunstâncias adversas, podemos nos tornar condutores agressivos e até maus motoristas, daqueles que correm demais, colam na traseira do carro da frente, ultrapassam pelo acostamento e fazem manobras alucinantes.

Boa parte dos acidentes é provocada por pessoas comuns, que se tornam agressivas, por estarem submetidas a situações de estresse, e nervosos, agitados e emocionalmente descontrolados, não usam a seta, excedem o limite de velocidade e avançam o sinal.

Na verdade as pessoas procuram obedecer às regras de trânsito, mas é próprio das pessoas, principalmente as que têm uma personalidade impulsiva, desafiar os limites impostos pela nossa sociedade.

De fato, muitas pessoas mudam, quando estão ao volante e quando estão sentadas no bando do automóvel.Dentro do carro com o volante a mão, sente-se mais poderoso, fica mais corajoso e agressivo. O carro na verdade se torna para essas pessoas, uma arma.E o carro na verdade, é simbolicamente o que protege a pessoa, e o deixa inatingível ao seu inimigo, ou a sua ameaça que é o outro motorista.

Infelizmente a sociedade desqualifica os condutores prudentes, que dirigem na velocidade adequada, e vê o motorista que dirige em alta velocidade, como um ás. Então para sobrevivermos, é necessário aprendermos a dirigir defensivamente.

A incompetência, a incivilidade e o atrevimento revelado por vários motoristas, acabam é claro, por gerar tensões, que deixam muitos descontrolados e até tornam alguns perigosos.

Será que o automóvel extrapolou o seu papel, a sua função?

Os hábitos no trânsito refletem a própria sociedade. A agressividade no trânsito é uma resposta à competitividade e à violência urbana.

Será que as pessoas vêem os riscos que correm no trânsito?

Será que elas acham que não há nada a temer?

Será que por verem estradas sinalizadas, e pelo fato dos carros estarem cada vez mais cheios de itens, acham que nada tem a se preocupar?

Seria interessante para evitar problemas, criar uma consciência firme e levá-la as vias de fato, de quão importante é respeitar as leis de trânsito e igualmente as leis que regem a sua vida emocional e física. Tentar em nossos tempos ter um tipo de guia de sobrevivência. Ler e procurar conhecer maneiras de lidar com segurança, com a sua e com a dos demais.

É unânime entre especialistas que estudam o comportamento do ser humano, que não se deve reagir a provocações. Quando alguém no trânsito nos corta a frente, ou fura o sinal, surge àquela tentação de buzinar ou xingar.Isso pode ocasionar até mesmo em sua morte.Nunca sabemos a postura de quem esta atrás de nós, a nossa frente, no nosso lado.

O seu direito de ir e vir, usando dos meios de que você dispõe, inicia-se em você e vai até o outro e vice e versa. Portanto seja um motorista cauteloso, consciente de que você não precisa apressar o dia da sua morte , muito menos a de outras pessoas, e que um minuto basta para você cometer um erro ao qual jamais poderá reparar.

milizinha
Enviado por milizinha em 09/09/2006
Reeditado em 20/05/2011
Código do texto: T236126
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.