O SOM DO SILÊNCIO ….

 

  Já tem um tempinho que recebi um interessante email de uma pessoa muito querida e que me perguntou o que na verdade fico fazendo na minha varanda nas madrugadas em que perco o sono, mesmo que o céu esteja nublado , sem lua e sem estrelas para que eu dê uma olhada.

  De uma maneira muito simples, aliás uma das minhas principais características , respondi que na verdade nem sempre fico apreciando o prateado da lua e contando estrelas mas nas madrugadas em que perco o sono costumo também ficar ouvindo o som do silêncio.

  Tão logo pôde ela me mandou outro email pedindo explicações detalhadas sobre que negócio era esse de “som do silêncio”.

  Em princípio pode parecer meio estranho que o silêncio tenha um som mas, muito mais que uma figura simbólica e um jogo de palavras quis dizer muito mais que até eu mesmo poderia imaginar.

  O silêncio me faz bem, me relaxa, liberta meus melhores pensamentos e se querem saber, ao som do silêncio consigo viajar por lugares e situações maravilhosas.

   O silêncio tem suas características próprias e cada um de nós tem uma maneira de encarar e sentir sua magnitude .

   No  silêncio é que consigo marcar encontro comigo mesmo. Nele e com ele consigo olhar para minha alma, entender minhas fraquezas, enxergar sem necessidade de poderosas lupas os meus defeitos e os meus erros.

  Por me dizer tanto eu reconheço que essas mesmas coisas que percebo têm um som, perceptível muito pouco pelos meus ouvidos mas principalmente pelo meu coração, meus pensamentos e atuam sem nenhuma cerimonia na minha sensibilidade.

  Um som estridente por exemplo me perturba, me incomoda e me irrita. Pessoas gritando, carros buzinando , cachorros latindo e tantas outras situações se não me controlo, acabo elevando o nível do estresse.

  Descobri, e pelo menos no meu caso funciona, que o silêncio das madrugadas é muito mais eficaz que qualquer tranquilizante e aí, ouvindo uma leve brisa, por que não chamar esse suave ruído de som ?

  Pode parecer um tanto quanto complicado mas o silêncio me envolve por completo e me traz uma paz reconfortante e revigorante , além de estimular meus neurônios a encontrar soluções, a criar algumas coisinhas que acabo passando para o PC num martelar incessante no seu teclado.

  Sim, eu   acredito   que  o   silêncio tenha um som . Claro que tem ! E esse som só é ouvido, só pode ser percebido pelos ouvidos da alma ou do coração.

  Não creio que seja necessário uma altíssima sensibilidade para escutar o que a natureza fala, e não tenho nenhuma dúvida, a natureza só fala para quem sabe escutar .

  Eu sei que existem pessoas que ficam simplesmente aterrorizadas com o silêncio, que adoram qualquer tipo de barulho e que não saberiam viver numa cabine à prova de som.

  Tem gente que adora o barulhão de milhares de cornetas tocando ao mesmo tempo e que só gostam de escutar suas músicas, principalmente os horrorosos batidões do tal de funk numa altura perceptível a quilômetros de distância.

  Tudo isso tem que ser tolerável mas sinceramente, gosto muitíssimo de ficar sentado na minha varanda olhando pelo o infinito procurando escutar o que o silêncio me fala .

  Converso com o meu interior e observo maravilhado as belezas que o Criador coloca à nossa disposição todos os dias . Numa dessas madrugadas em que o padeiro ainda não tinha passado com aquela buzina chata, que o gato da vizinha ainda preguiçosamente cochilava e o sol vinha surgindo bem de mansinho no horizonte, percebi um pássaro colorido que se aproximava.

  Não sei bem dizer que pássaro era mas suas cores me encantaram. Ele pousou suavemente no muro bem à minha frente e ficou me observando,  certamente  estranhando que eu estivesse ali já tão cedo.

  Em seguida emitiu uma espécie de pio, trinado ou sei lá como definir que jamais poderia perceber se por perto surgisse alguém provocando outros ruídos.

  O que sei é que o som era muito lindo apesar de ter sido bem curto. Em seguida o pássaro voou, provavelmente   em busca de comida para alimentar seus filhotes.

  Será que teria prestado a atenção nesse momento mágico se não tivesse tido ajuda do som do silêncio ?

 

                 *********************


(.....imagem google.....)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 06/07/2010
Reeditado em 09/03/2013
Código do texto: T2362472
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.