FESTA É FESTA

Todo fim de festa é igual. Roupas amassadas, caras cansadas, mesas desarrumadas e bêbadas pelo chão. Ops! Depende da festa. Será que depende mesmo? Festa de rico será diferente de festa de pobre? Tenho um amigo que é convicto ao afirmar que existe muito diferença entre estas duas festas. Principalmente no item “alegria”. Ele diz que a festa de pobre é sempre mais divertida, mais animada, mais descontraída.

Que existe diferença não se pode negar. Se os bêbados na festa de pobre rolam pelo chão, nas de rico eles terminam na piscina. E se no chão na festa de pobre fica cheio de copos descartáveis e taças de plásticos, na de rico no mínimo tem estraçalho de cristais.

As brigas que acontecem nas festas de ricos a gente sabe nas colunas sociais por alto, quando os colunistas sociais insinuam desentendimentos entre fulano e sicrano. Já o repórter policial relata tim por tim tim os episódios acontecidos na festa tal, entre seu fulano e seu não sei quem, que puxou faca ou largou um garrafada na cabeça da vítima. Pobre é pobre, não tem porque preservar imagem.

Nas festas de pobre a comida é farta e a farofa não pode faltar e olhe que o número de convidados sempre dobra. Se o convite foi para 100 pessoas vem 200 e todo mundo come. Na festa de rico, se não for uma evento de glamour são poucos os convidados que marcam presença. Na expedição de 300 convites apenas uns 150 comparecem. O restante quando justifica diz que estará viajando, que já tinha agendado outro compromisso e as desculpas são sempre nesse tom.

A prova que a festa de pobre é melhor que a festa de rico pode ser avaliada pelo tempo de duração. Dizem que a festa de rico demora em média 4 horas enquanto a de pobre no mínimo 8 horas com direito até vaquinha entre os convidados para repor a bebida que acabou e esticar mais um pedacinho a festa.

Quem é pobre tem vontade de participar das festas de rico e quem foi pobre e hoje é rico tem muitas saudades das festas de pobres. O importante é celebrar a vida, brincar e cantar. Cada um se diverte de seu jeito.

Festa é festa!

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 06/07/2010
Reeditado em 28/04/2020
Código do texto: T2362786
Classificação de conteúdo: seguro