PAPEL AMASSADO !

 

  Um dos meus queridos mestres certa vez deu-me um exemplo de vida inesquecível , fantástico, simplesmente magistral, que me serve de guia , farol e orientação no meu comportamento até os dias de hoje.

  Sua apresentação foi  aparentemente simples mas seu significado e profundidade são realmente extraordinários e que, pelo menos no meu caso, muito tem  ajudado a evitar que possa com palavras agressivas e sem nenhum nexo magoar pessoas pelas quais tenho carinho e apreço e mesmo aqueles que não me compreendem e não têm nenhuma simpatia por mim.

  Com a serenidade dos sábios ele me pediu para pegar uma folha de papel de qualquer cor mas que estivesse impecavelmente inalterada, lisa e sem nenhuma ranhura ou dobra.

   Em seguida pediu para que eu amarrotasse a folha e a transformasse na menor bolinha  de papel que conseguisse, usando somente a força das minhas mãos.

  Ainda sem entender o que meu mestre pretendia com aquele exercício obedeci e tão logo consegui  o meu  intento entreguei a ele a pequena bolinha que consegui amassando aquela folha de papel, antes impecavelmente lisa.

  O mestre olhou atentamente e com toda calma me devolveu a bolinha pedindo para que eu a desamassasse e tentasse alisar a folha com as mãos de forma que ela ficasse novamente reta, plana e se possível impecavelmente lisa .

  Fiz o que ele mandou e é claro que o papel ficou plano mas cheio de rugas. O mestre sorriu e com a serenidade que lhe era característica perguntou se eu tinha entendido a lição. Evidente que não tinha alcançado o que ele queria me dizer.

  A solução do problema era bem simples mas de uma profundidade que me deixou simplesmente deslumbrado. Era o seguinte.

  Quando ofendemos , xingamos , falamos mal , discutimos ou agredimos verbalmente uma pessoa , mesmo que em seguida possamos nos arrepender , o relacionamento , romance ou amizade certamente não voltarão a ser como antes pois as palavras e as atitudes deixarão marcas, ainda que as desculpas venham acompanhadas dos mais belos discursos e das mais sentidas lágrimas.

  Aquilo me calou fundo e isso porque em algumas vezes na minha vida falei o que não devia, briguei , discuti e com certeza magoei algumas pessoas e mesmo que em seguida tivesse me arrependido amargamente, ainda que voltasse a conversar e me relacionar com essas mesmas pessoas , as marcas ficaram e ainda que levasse séculos, elas continuariam ali , mesmo que imperceptíveis . Quer dizer, os relacionamentos não foram mais os mesmos .

  Nunca me esqueci desse maravilhoso ensinamento e embora faça o possível para praticá-lo, às vezes me distraio, sou acometido por doses excessivas de burrice, tolice ou estupidez e aí esbravejo, brigo e magoo.

  Está certo que o ser humano não é perfeito mas , saber controlar os impulsos , ter cautela com palavras é um privilégio, uma benção e enorme demonstração de equilíbrio e sabedoria.

  Sinceramente não faço a menor ideia de quantos papeis já deixei amassados por essa vida afora , mas com certeza a cada dia que passa faço um grande esforço para entender que em determinadas situações a língua é tão ou mais afiada que uma navalha.

  Em compensação, talvez como reprimenda pelos papeis amassados que deixei pelos caminhos da vida, tenho praticado com uma intensidade cada vez maior a capacidade de escutar e nessa hora, com toda calma , procuro entender o que a pessoa realmente quer me dizer e , se for possível, procuro exercitar a capacidade de ter paciência e tolerância para evitar que mais papeis amassados fiquem pelo caminho.

  Mesmo porquê, marcas e mágoas é bem  melhor que sejam evitadas .....

 

             **************************

(.....imagem google.....)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 07/07/2010
Reeditado em 09/03/2013
Código do texto: T2364695
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.