A sabedoria é uma conquista...

A sabedoria é uma conquista particular, não se transmite. A sabedoria é uma maneira de ver o mundo, logo se deduz que o segredo do sábio se constitui no enfrentamento dos seus labirintos interiores buscando saída provisórias ou não. Eu li sei aonde. Mas, se sabedoria se consegue aos poucos no decorrer de nossas vidas. O que faz alguns terem sapiência na resolução dos seus conflitos e outros amargam sem resolver nada. Talvez, ler, estudar, refletir e pensar muito antes de tomar uma decisão? Poder ser o silêncio, a paz e a harmonia interior que cada um traz dentro de si faça alguma diferença nas tomadas de decisão. Porém, a suspeita continua, e a sabedoria como surge em nossas vidas? Tenho muitas dúvidas, no dicionário esperteza é sinônimo de sabedoria. Então se sou esperta, também sou sábia? Mas muitos são astutos como lobos tomando conta de tudo e levando vantagem sempre. Mas, isto não os faz sábios? Não. Isso os torna desonestos.

Então, se somos sábios, teoricamente, teríamos que ser honestos éticos. Acredito que sim, a sabedoria está ligada a uma vida interior harmônica. Mas não a harmonia sem conflitos. Sim aquela em que ocorrem as peleias interiores, os infernos particulares que todos carregam dentro de si e que podem ser resolvidos com equilíbrio sem envolver as outras pessoas nos nossos tormentos. Ser sábio, acredito, parece ser muito difícil. A busca da resolução dos nossos problemas é muito complicada, quase tanto quanto aquelas equações que envolvem letras e números, duas coisas inconciliáveis. Então, quando nos doem dores imensas que parecem um mar em dia de temporal invadindo todos os espaços ao redor, devemos ficar quietos. Afinal ser sábio, teoricamente, seria enfrentar os tormentos interiores sem envolver os outros que nos acompanham?

Acho que não sou sábia, pois me pesam dores desmedidas que alagam todos ao redor de mim. A minha sabedoria não me alcança. Se é que tenho alguma sabedoria, pois vivo dando algumas tropeçadas por ai. Eu estou sempre lendo estas frases colocadas nos jornais e uma delas me chamou a atenção dizia assim: A maior sabedoria que existe é conhecer a si mesmo. Partindo desta afirmação, talvez eu seja sábia. Afinal, sei meus limites, fraquezas e tento respeitá-los. Mas, não consigo sair dos meus labirintos interiores, sigo em círculos que nunca se transformam em retas. Os dias, as noites se vão e a tal sabedoria não me chega com soluções efêmeras ou não para os meus os infernos particulares. Penso, reflito e busco o silêncio, mas parece que estou ficando surda já não o escuto. Acompanho a vida com ética, talvez sábia.

Talvez surda a um mundo rumoroso e desarmônico

07—7-2010

Marisa Piedras
Enviado por Marisa Piedras em 08/07/2010
Reeditado em 16/10/2023
Código do texto: T2365548
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.