A FORMIGA DESAVISADA

CERTA FORMIGA ESTAVA INSATISFEITA COM A VIDA QUE LEVAVA. PELO FATO DE REPETIR TODOS OS DIAS AS MESMAS TAREFAS.

_DIZIA ELA: _ TODOS OS DIAS É A MESMA COISA,NÃO MUDA NADA,EU VOU E VOLTO,TENHO QUE OLHAR PARA AS MESMAS FORMIGAS TODOS OS DIAS.OH! NÃO AGUENTO MAIS!

DEPOIS DE TANTO LAMENTAR PELA VIDA QUE LEVAVA, RESOLVEU FAZER SUAS MALAS E IR EMBORA DO FORMIGUEIRO. ARRUMOU TUDO O QUE TINHA, SE DESPEDIU DOS SEUS FAMILIARES E PARTIU PARA UMA TERRA MUI DISTANTE.

ELA FICOU DIAS NA ESTRADA, ENFRENTOU TODO TIPO DE PERIGO, MAIS DEPOIS DE MUITOS DIAS DE VIAJE, AVISTOU UM "FORMIGUEIRO" DIFERENTE.PENSOU ELA CONSIGO MESMO:

_QUE LUGAR DEVE SER ESTE? SERÁ QUE ELES SÃO AMIGOS? BOM! SE EU NÃO FOR ATÉ ELES NÃO SABEREI.

AO CHEGAR DIANTE DO GIGANTESCO "FORMIGUEIRO", UMA DAS "FORMIGAS" QUE ESTAVA DE GUARDA NA ENTRADA OLHOU PARA ELA E PERGUNTOU:

_ QUEM É VOCÊ E PARA ONDE ESTÁ INDO?

_EU SOU DE UMA TERRA MUITO DISTANTE E ESTOU PROCURANDO ABRIGO, RESPONDEU A FORMIGA.

_A "FORMIGA" SOLDADO OLHOU PARA ELA E DISSE:

_ TEM CERTEZA QUE QUERES SE ABRIGAR NESTE "FORMIGUEIRO"?

_RESPONDEU A FORMIGA: SIM, EU NÃO TENHO PARA ONDE IR E JÁ ESTOU MUITO TEMPO NA ESTRADA.

A "FORMIGA" SOLDADO OLHOU PARA ELA COM UM CERTO AR DE MISTÉRIO E DISSE-LHE:

_TUDO BEM, VOCÊ É QUEM SABE!

EM QUESTÃO DE SEGUNDOS SE ABRIU UMA PORTA ENORME E MILHARES DE OUTRAS "FORMIGAS" ESTRANHAS COMEÇARAM A OLHAR PARA ELA COM UMA CERTA INDIFERENÇA.

_TUDO BEM, JÁ ESTOU AQUI MESMO! PENSAVA ELA.

SÓ QUE AS COISAS ERAM MUITO DIFERENTE NESTE LUGAR; O CHEIRO ERA INSUPORTÁVEL, A COMIDA ERA ESTRANHA DEMAIS: _ESSAS "FORMIGAS" COMEM MADEIRA! QUE ESTRANHO! PENSAVA ELA O TEMPO TODO.

_ EU NUNCA VI FORMIGAS BRANCAS, GORDAS DEMAIS E COM UMA RAINHA ESQUISITA, TÁ MUITO ESTRANHO ISSO.

OS DIAS IAM SE PASSANDO E A FORMIGA COMEÇOU A SENTIR FALTA DAS SUAS FOLHAS, DE SEUS AMIGOS, DE SEUS FAMILIARES E DE TODA SUA COLÔNIA.

ATÉ QUE ENTÃO DELIBEROU ELA EM SEU CORAÇÃO:

_ VOU EMBORA DESTE LUGAR E VOU VOLTAR PARA MINHA CASA, LÁ É MUITO MELHOR!

QUANDO ELA ESTAVA SE PREPARANDO PARA IR EMBORA, SE APROXIMOU UM SOLDADO E DISSE-LHE:

_ AONDE PENSAS QUE ESTÁS INDO?

_ VOU EMBORA E VOLTAR PARA MINHA TERRA, DISSE A FORMIGA.

_DAQUI VOCÊ NÃO VAI SAIR ATÉ QUE PAGUES POR TUA COMIDA E POR TEU ABRIGO, RETRUCOU O SOLDADO.

_ MAIS EU NÃO TENHO DINHEIRO!

_ VAI TRABALHAR PARA NÓS ATÉ QUE PAGUES O ÚLTIMO CENTAVO.

_ POR FAVOR, VOCÊ É UMA FORMIGA COMO EU.

_ O SOLDADO OLHOU PARA ELA DISSE:

_QUEM LHE DISSE QUE EU SOU FORMIGA? EU SOU UM CUPIM,SEU DESAVISADO!

A FORMIGA TEVE QUE TRABALHAR DURO, POR MUITO TEMPO, PARA PAGAR POR SUA INSANIDADE E VOLTAR PARA CASA.

AUGUSTO SABAOTE
Enviado por AUGUSTO SABAOTE em 08/07/2010
Reeditado em 09/11/2010
Código do texto: T2365659