Passione ou decepcione?

A novela Passione foi anunciada como a possível salvadora do horário nobre da poderosa globo, mas tem se mostrado um verdadeira decepção ou decepcione.

Houve um capítulo inclusive em que ela acabou superada pela novela Escrito nas estrelas. Mas, o que acontece com Passione?

Bom, a novela é uma superprodução com um elenco luxuoso, ótimos figurinos, excelentes locações, belíssimas imagens e fotografia. O que falta então?

O que falta caros noveleiros é uma história menos tradicional, menos conhecida e menos tediosa.

Sílvio de Abreu é um excelente autor, um dos melhores do Brasil, mas errou a mão nesse melodrama requentado, que usa e abusa do clichê da mãe querendo reconquistar o filho. Esse crichê já foi exaustivamente utilizado em telenovelas, tanto em novelas brasileiras, como em melodramas mexicanos. Atualmente temos três novelas usando esse crichê: a combalida e decadente Ribeirão do Tempo, a histórica Ana Raio e Zé Trovão e a nossa querida Passione.

Mas, esse crichê duvidoso não é o único problema da novela, o triângulo amoroso Diana, Mauro e Gerson, não agrada e não convence ninguém, é inverossímel demais. O outro mote principal da novela, que é um homem cinquentão enganado por uma moça que tem a idade para ser sua neta, chega a ser rídiculo, senão nojento. Afinal, o que esperar de uma história que tem como protogonista alguém chamado de Totó?

Mas, afinal o nome é apropriado, uma vez que o personagem do brilhante Tony ramos é realmente um cachorrinho na mão da competente Mariana Ximenes, que tem defendido bem sua personagem.

No entanto, uma novela não sobrevive de grandes atores, belíssimos cenários e tudo mais que se pode dizer de Passione: a verdade é que a trama não encanta e não gera nem mesmo nenhuma expectativa nos telespectadores.

Um problema grande da novela é a explicação detalhada do porquê das maldades dos vilões, ora como torcer para os Gouveia, depois de ver o que fizeram com o pai do Fred? E como torcer para alguém chamado Totó que insiste em ser enganado por uma cachorra chamada Clara?

Não dá nem para torcer para o Fred que é um vilão nojento, nem para a Diana, que não sabe para onde se virar. Que tal torcer para o Gerson? Ah, não tem jeito, pois além de ter um segredo misterioso, ele torna a vida da sofrível mocinha insuportável.

E o que dizer daquela senhora avó da Clara que prostitui a própria neta, aquilo é totalmente nojento.

O que atrapalha a história também é aquele idioma italiano terrível que aparece sempre que entra em cena o núcleo do Totozinho.

Acho que o Sílvio de Abreu é um máximo, mas ao mesclar uma história extremamente melosa e tradicional, com temas fortes e personagens de várias faces, acabou criando uma história que em nada encanta.

A única esperança para Passione, é que o Silvio a transforme logo numa trama policial, porque assim pelo menos haverá algo que desperte interesse no povão. Isso porque o povo espera muito mais de uma novela das oito (nove) e muito mais de um autor excelente como é o Sílvio de Abreu, que escreveu uma das maiores obra-primas das telenovelas como foi a Proxima vítima. A novela Belíssima também foi boa, embora o seu final decepcionante tenha quase acabado com as boas lembranças que tenho da novela.

Bem, de tudo que foi dito só nos resta esperar que nosso querido e respeitado autor, mexa em sua história e passe a nos encantar com seus mistérios e reviravoltas, pois caso contrário, a audiência não subirá. E se não cair mais ainda, o mérito será com certeza da boa atuação de Tony Ramos, que com seu brilhante talento consegue dar veracidade a um personagem chamado Totó, que é feito de cachorro, por uma cachorrona.

É Globo, se não mexer logo nessa decepcione (digo passione) você vai ter que se contentar com esse trinta e poucos pontos no ibope, que na minha opinião tá de bom tamanho, pois nada ali encanta, se assisto algum capítulo dessa novela, é graças a artistas que eu admiro como Tony Ramos e Maitê Proença.

Assisto também porque acredito em Silvio de Abreu, afinal ele transformou Torre de babel num sucesso, depois de um começo ainda mais ruim do que esta sendo Passione.

Vamos lá Senhor Abreu, você não é o Silvio Santos, mas só o Senhor pode abrir a porta da esperança que poderá salvar sua Decepcione, ops... Passione (risos). De qualquer jeito boa sorte para o senhor, os noveleiros de plantão estão torcendo desesperadamente para que sua novela tome rumo logo, afinal a concorrência, ainda consegue ser pior que sua telenovela.

Vamos lá Abreu, agora que o Brasil foi banido da copa, só nos resta sentar toda noite e nos deixar enganar um pouco, para ver se a vida passa.

Precisamos nos entreter de toda dor que nos obrigam a engolir, mas sua novela caro Amigo, tá difícil de nos entreter, é dose, Abreu, é dose Abreu. Será que a ideologia da Rainha Prateada morreu?

Onde estão as grandes histórias, onde está a paixão? Eu não quero saber de passione, nem de decepcione, eu quero é paixão, paixão na nossa televisão. E isso, infelizmente ainda não vi em sua telenovela. Mas, vou continuar torcendo por ti, vá com fé, vá com paixão e esqueça a passione, porquê aquele idioma italiano não está com nada e não, definitivamente, não agrada ninguém.

Marcos Welber
Enviado por Marcos Welber em 08/07/2010
Código do texto: T2365911
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.