Ascensão e queda

Esther Ribeiro Gomes

A pergunta que não quer calar: o que leva uma pessoa bem sucedida, com uma bela carreira pela frente, agir com tamanha maldade

e estupidez, jogando no lixo tudo que conquistou?

Dizer que teve origem pobre, família desestruturada, é desculpa.

Se assim fosse, todas as pessoas que passam privações seriam delinquentes...

Há incontáveis exemplos de gente que superou as dificuldades e, com muita garra, deu a volta por cima.

Pessoas pobres, porém honestas, cuja vida difícil não abalou sua integridade moral.

Culpar a miséria da infância pelas atitudes ensandecidas é querer tapar o sol com a peneira...

Na verdade, o que prevalece é o caráter da pessoa.

Dois grandes criminalistas italianos, Cesare Lombroso e Enrico Ferri, tinham teorias diferentes para abordar as causas da criminalidade.

Para Ferri, o criminoso é produto do meio, ou seja, criminoso social, onde a miséria motiva o crime. Para Lombroso, o criminoso é nato, ou seja, o indivíduo já nasce com pré-disposição para o crime.

As duas teorias são extremadas, porque se a pessoa foi criada num ambiente pobre, mas recebeu boa educação, teve uma família presente, seu caráter será moldado para o caminho do bem.

Outros, porém, apesar da boa educação, são rebeldes e têm um caráter difícil. Depende muito da formação moral de cada um...

No caso desse crime hediondo protagonizado pelo goleiro Bruno e seus comparsas, a motivação do crime repousa em vários fatores conjuntos, principalmente falta de caráter e egoísmo, gerando deslumbramento pelo sucesso meteórico e consequente riqueza, aliados à sensação de impunidade, devido à fama e ao ‘poder’...

Como dizia minha avó: Quando a cabeça não dá, o corpo padece...

Por que tanto ódio, tanta maldade? Não seria melhor aceitar o fato, reconhecer a pobre criança e pagar uma pensão?

Para que tanto apego ao dinheiro, tanto egoísmo?

O resultado de tamanha maldade aí está:

Uma carreira em ascensão ceifada estupidamente, jogada no lixo!

Por que os jogadores de futebol que deveriam servir de exemplo, principalmente às crianças, ultimamente são assíduos frequentadores das páginas policiais?

Antigamente eles eram mais pobres, mais humildes, mais disciplinados...

Hoje em dia vivem se envolvendo com mulheres, drogas e bebedeiras!

São pessoas despreparadas psicologicamente, que ficam milionárias da noite para o dia e não sabem lidar com a fama. É lamentável!

Quem perde é nosso futebol que se afasta cada vez mais do antigo e glorioso ‘futebol-espetáculo’, que encantava o mundo e nos orgulhava tanto!

Esther Ribeiro Gomes
Enviado por Esther Ribeiro Gomes em 09/07/2010
Código do texto: T2367856