O início e o sentido da vida

Que perguntinha manjada: como tudo começou? Os criacionistas juram que foi Deus em seu infinito poder, os evolucionistas acreditam no big-bang. A verdade é que nem A Bíblia de Deus, muito menos a Origem das Espécies de Darwin conseguem explicar racionalmente esse mistério, maior até que a dúvida da pós-morte. Pois se algo foi feito, supomos que alguém o fez. Mas quem fez esse alguém?Como do nada surgiu tudo? Com certeza existe uma explicação. Contudo em bom lembrar que usamos apenas 10% do nosso cérebro (muita gente usa menos que isso). Além disso, existem muitas coisas racionais que não compreendemos, imagine só se vamos entender tão fácil algo muito difícil de explicar?

Muita gente se apega ao fato de não conseguirmos compreender o início de tudo para viver de qualquer jeito, levar a vida em vão. A verdade é que procuramos fugir de qualquer tipo de responsabilidade, qualquer tipo de obrigação, talvez para evitar remorsos ou culpa. Espera aí, responsabilidade de quê?

Bem, até os animais que nós chamamos de irracionais procuram a sobrevivência da espécie, o bem estar do grupo. É claro que a exemplo do bicho-homem, existem desavenças entre eles. A diferença é que eles agem somente ou na maioria das vezes por instintos e nós... Nós também estamos agindo somente por instintos. Não nos importamos com ninguém ao nosso lado, apenas a satisfação pessoal é o que interessa. Basta dar um olhada pela fechadura deste mundo louco e observar que o ódio, o egoísmo e a solidão imperam neste planeta.

Diante de tudo isso, nos perguntamos: Qual o sentido da vida?

Bem nego, se você é daqueles que acham que só porque não sabem da onde veio não têm para onde ir. Parabéns! Você só usa 9% ou menos de seu cérebro animal. Contudo, se você é daqueles que mesmo não sabendo de onde veio se preocupa com o caminho que está seguindo. Parabéns! Você usa 9,5% do seu cérebro animal. Não desanimem, poucos humanos conseguem usar a carga máxima do cérebro.

Para explicar o sentido da vida lembro-me até de um ditado irônico, engraçado e de duplo sentido: “Se já está dentro, deixa”. Bem, se já estamos aqui por que não tentar melhorar. Outro bom ditado que poderia se aplicar é este “que seja em você as mudanças que quer para o mundo”.

O real sentido da vida “é acreditar na beleza dos nossos sonhos”, como disse um pensador. Não é se preocupar demasiadamente com o início, mas sim como o meio e com fim. É fazer a vida valer à pena, é tentar a felicidade. É cultivar o amor e não o ódio. Pregar o respeito e o conhecimento, não o preconceito. É conquistar suas metas sem ter passar por cima de alguém. Afinal o sentido da vida é viver e deixar viver.

http://ebriosdailusao.blogspot.com/