TRAIÇÃO

TRAIÇÃO

Gente ,vocês pediram um jornalzinho sobre relacionamentos.Andei procurando material em revistas ,panfletos, livros ...Encontrei muito mais sobre a infidelidade masculina que feminina...Talvez porque os homens ainda se iludam que precisam ser o tempo todo “Super heróis” e não assumam o fato de que também têm problemas de relacionamento sim...

Antigamente se acreditava que as mulheres traiam com um sentimento maior que apenas sexual ou atração física ;mas a revolução de novos posicionamentos também trouxe novos padrões femininos ; e já está provado que algumas mulheres assumiram também a “liberdade” masculina em relação à escolha livre de seus parceiros íntimos...Infelizmente com estas “novas posturas”;incluindo o relacionamento “aberto”,onde os parceiros ficam “liberados” para novos namoros sem encerrarem seus relacionamentos legalmente; as famílias foram se desfazendo em cumplicidade,companheirismo,união...A ilusão de que alguém aparentemente mais bonito e jovem poderá ser um parceiro ideal; o sonho de que uma criatura aparentemente apaixonada não tenha no futuro nada que a faça virar “humana”;a falta de priorização nas próprias histórias montam cenários de seres “ficantes”;que fingem não terem a idade cronológica a qual pertencem e adoram a ilusão de que o tempo não passou;bloqueando , o que a meu ver , é a parte mais linda,feminina ou masculina da vida, a sabedoria.

Como é bacana conversar com alguém que tenha sempre uma palavra diferente de “ter”,”poder” e” beleza física”...Como fica bonita uma criatura que tem um brilho de amor e respeito pelo ser humano...Como é bacana uma família que consegue passar segurança íntima de relacionamento para seus filhos;sem que eles se preocupem se serão machucados ou lesados pelos padrastos e madrastas que surgem em suas vidas...A consciência de escolha de um novo parceiro pode fazer a felicidade ou a infelicidade dos filhos;mas parece que na hora do prazer e da diversão as famílias e seus integrantes são completamente esquecidos; bem como a mágoa que virá para aquele que será “traído”...Uma vez escutei algo que modificou significativamente minha visão jovem , na época, acerca do ciúmes excessivo;uma amiga disse o seguinte:-“ Se uma pessoa te trair, ela não está fazendo você sair da sua posição de fidelidade;a infiel é ela...Quem não estará honrando com o laço de união é ela! Ela está traindo a si mesma porque está mentindo inclusive para sua própria história...De mais a mais,dificilmente conseguimos dar chances reais e despreocupadas de confiança para criaturas que traem...Ela ao trair estará assinando um novo papel, um novo script;onde sua imagem mudará;infelizmente poderá ser para sempre...”

Numa revista feminina existe um relato de um cidadão que jura ter participado de uma traição mas que nunca deixou de amar sua mulher...Quem convive com o universo masculino sabe que ele gira duramente em torno de sensualidade,libertinagem, diversão e liberalidade ...Acredito que a esposa do tal rapaz até saiba deste amor inigualável, mas no universo feminino geralmente a entrega íntima não está ligada só e tão somente ao prazer físico...Normalmente as mulheres se encantam, se apaixonam e admiram seus parceiros antes de se envolverem...Costumam medir mais suas histórias e memórias e pesam com maior freqüência na balança do coração sua escolhas apaixonadas...Claro que no meio do “furacão da insanidade bruta dos sentidos “ os fatos e análises podem ficar comprometidos; e de repente o arrependimento e a consciência podem também chegar tardiamente nas justificativas sociais e familiares dos fatos...

”O terapeuta Ailton Amelio escreveu sobre os casais com maior capacidade de enfrentar o “tsunami” provocado nos corações dos casais que passam pela infidelidade e resolvem continuar unidos...

Abaixo está a lista do que estes casais “devem ter”, segundo o terapeuta:

-AMOR- Se isto realmente tiver acabado, por que seguir?

-MEMÓRIA AFETIVA- Para cada episódio ruim, eles precisam se lembrar de pelo menos 5 coisas boas.

-INDEPENDÊNCIA- Precisam cultivar interesses próprios . A individualidade de cada um precisa estar sempre preservada.

-ESTRUTURA SÓLIDA- Não é regra, mas os laços tendem a ser mais fortes em parceiros de longa data; porque tendem a ser mais amigos, se respeitarem, fazerem mais planos em comum.Os que têm filhos costumam pensar duas vezes antes de se decidir por uma separação.

-FRANQUEZA- Um casal que está mais habituado a conversar sobre os problemas e sentimentos de cada um tem mais chances de falar sobre eles na hora do “terremoto”.

-PACIÊNCIA-O companheiro traído vai precisar de tempo para aplacar a ira e a raiva iniciais .Para recuperar a confiança, quem traiu precisa demonstrar seu amor, reassumir a criatura publicamente como “o ser de sua vida”e fazer concessões; como deixar que o outro telefone várias vezes durante o dia;quantas vezes forem necessárias para que seu íntimo sinta-se seguro...Ailtom é doutor e professor da USP e coautor do livro Para Viver Um Grande Amor,da editora Gente”-Revista Claudia,junho2010.

Bem amigos, é isso aí ; não existem regras fixas para relacionamentos felizes; até porque a vida é formada de momentos agradáveis e não;de aprendizados confortáveis e não;tudo como ondas no mar;porém tenham a certeza de que ao verem um relacionamento “legal”,vocês estarão diante de construções...Construções feitas de conversas,companheirismos,histórias pra contar,perdão,paciência, priorização do outro diante do que possa destruir em minutos o sossego e a gostosura da cumplicidade a dois.

E é vital que os “traídos”,de ambos os sexos, não entreguem o resto da oportunidade de bons momentos aos “traidores”...

Importante é a visão de que todos precisamos construir mesmo a felicidade dentro de nós; independente dos erros dos outros;estes “erros” não são nossos, pertencem “aos outros”...E se” eles” não “estiverem nem aí” é porque escolheram diferente;é porque seguiram outros rumos...

Nós temos obrigação de seguirmos nossa vida e o compromisso de sermos cada vez mais felizes...

Cada um de nós, sem exceção, colherá dias melhores ou piores no futuro de acordo com o próprio plantio...Se fizermos aos outros o que faríamos por nós mesmos seria um caminho seguro de minutos de boas colheitas;mas para isto dar certo precisamos aprender a nos amar e a cuidar de nós ! Fortalecidos em auto-estima,saúde mental e física, conseguiremos nos tornar melhores e mais fraternos...

Enfraquecidos e contra nós jamais poderemos amar de verdade!

Sempre ouvi dizer que nossa cabeça e nosso cérebro estão no topo de nosso corpo para que sejam usados a coordenar movimentos e atos de todo o resto...Ninguém nos disse que a tarefa de construção é fácil ,mas pode valer a pena!

Tudo de bom meninos!Espero que este texto seja o primeiro de muitos que possam ajudar em algum ponto nossas reflexões diárias ;promovendo um ‘zilhão” de bons momentos íntimos.Nilma

“Mau será o dia do homem quando ele se tornar absolutamente satisfeito com a vida que está levando, quando não estiver mais eternamente batendo nas portas de sua alma um enorme desejo de fazer algo maior.”

Phillips Brooks

--------------------

Texto escrito para ser distribuido num jornal; onde realizo um trabalho de Relacionamento...

Julho/2010