Egoísmo e desrespeito

Esther Ribeiro Gomes

Vivemos tempos difíceis de individualismo exacerbado onde, muitas vezes, os fins justificam os meios e os interesses pessoais se sobrepõem ao bem comum.

O egoísmo impera nos lares, nas escolas, no trânsito, no trabalho, enfim, as pessoas não têm mais tolerância, é cada um por si

nesta selva de pedra em que vivemos.

Esse egoísmo gera o desrespeito que campeia à nossa volta.

São filhos que não respeitam os pais, alunos que desrespeitam os professores, para não falar dos idosos que são desrespeitados até

por seus familiares! Minha avó dizia: Respeito é bom e eu gosto!

Nas conduções, os jovens não se levantam para dar lugar aos idosos e os motoristas muitas vezes não param os ônibus porque eles não pagam a passagem. Nas filas, onde os idosos têm preferência, as pessoas reclamam e discutem com eles, enfim, é um desrespeito generalizado.

Parece que ignoram o Estatuto do Idoso, ou fingem que ignoram.

Outro dia fui a uma quermesse organizada pela Igreja que frequentamos. Estava apinhada de gente e havia fila para todo lado. Minha mãe tem 86 anos e não pode ficar em pé muito tempo.

Graças a Deus encontrei uma conhecida que, muito gentilmente, arranjou cadeiras para nós sentarmos.

Minha mãe queria pastel e batata frita, mas as filas estavam enormes.

Então fui até a barraca das batatas e pedi que servissem minha mãe.

A moça que coordenava os pedidos ficou muito irritada e disse que tínhamos que ficar na fila.

Pacientemente, expliquei que minha mãe é idosa, tem prioridade, etc. Ela parecia não entender, disse que as pessoas da fila estavam bravas e não queria nos servir.

Tive que lembrá-la da lei de proteção aos idosos e depois de muita discussão e aborrecimento, ela concordou, mas disse que tínhamos que esperar um pouco, para as pessoas da fila não reclamarem. Ficava o tempo todo falando e as pessoas nos olhando, dando risadinhas! Pasmem, essa criatura trabalha na Igreja!

Se os idosos são desrespeitados até no evento de uma Igreja, o que nos resta fazer?!

Falta solidariedade até em pessoas que dizem estar a serviço de Deus!

Esther Ribeiro Gomes
Enviado por Esther Ribeiro Gomes em 14/07/2010
Reeditado em 17/07/2010
Código do texto: T2377446