Viver ou Sobreviver no Mundo Capitalista

Hoje, sabe-se que o consumo de drogas é um dos maiores problemas de saúde pública, tomando proporções internacionais, sendo uma das principais causas de morte no Mundo.

Passível de solução tornou-se uma missão assumida por Países Desenvolvidos.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, estima-se que exista mais de um bilhão e meio de fumantes no mundo, aponta ainda existir mais de dezesseis milhões de pessoas consumindo álcool, e quando questionados, cerca de 50% da população afirma já ter usado alguma outra espécie de droga.

Percebe-se um crescente aumento no número de usuários de entorpecentes em nossa cidade, tendo seu ingresso cada vez com mais precocidade. Podemos observar facilmente relatos de pessoas que conheceram e experimentaram alguma espécie de droga pela primeira vez ainda na infância.

Estas pessoas justificam o uso de entorpecentes cada vez mais cedo pela ausência de atividades para realizarem enquanto estão fora do "Sistema Educacional", pois enquanto menores, são preservados do direito de trabalhar devido a Constituição e o Estatuto da Criança e Adolescente, tendo ainda, pais que trabalham e deixam-nos livres para se relacionarem com quaisquer tipos de pessoas que apareçam frente a suas casas.

Agravado ao fato de na maior parte dos casos serem pessoas com baixa renda salarial e moradores de bairros com altos índices de criminalidade , dificultando assim, sua ascensão social por ações próprias.

Ainda, enquanto pessoas inseridas em uma sociedade esperam iniciativas dos governantes para terem seus filhos longe deste mundo, e salientam a importância da tomada de ações sociais junto às comunidades.