Os filhotes da ditadura e o novo Macarthismo

Os filhotes da ditadura e o novo Macarthismo

Jorge Linhaça

"Se o senhor não tá lembrado dá licença de eu contar" :

Macarthismo (em inglês McCarthyism) é o termo que descreve um período de intensa patrulha anticomunista, perseguição política e desrespeito aos direitos civis nos Estados Unidos que durou do fim da década de 1940 até meados da década de 1950. Foi uma época em que o medo do Comunismo e da sua influência em instituições estadunidenses tornou-se exacerbado, juntamente ao medo de ações de espionagem promovidas pela União Soviética. Originalmente, o termo foi cunhado para criticar as ações do senador estadunidense Joseph McCarthy, tendo depois sido usado para fazer referências a vários tipos de condutas, não necessariamente ligadas às elaboradas por McCarthy.

Durante o Macarthismo, muitos milhares de estadunidenses foram acusados de ser comunistas ou filocomunistas, tornando-se objeto de investigações agressivas. A maior parte dos investigados pertencia ao serviço público (como Alger Hiss), à indústria do espetáculo ( ex.Barbara Bel Geddes), cientistas (David Bohm), educadores e sindicalistas. As suspeitas eram freqüentemente dadas como certas mesmo com investigações baseadas em conclusões parciais e questionáveis, além da magnificação do nível de ameaça que representavam os investigados. Muitos perderam seus empregos, tiveram a carreira destruída e alguns foram até mesmo presos e levados ao suicídio.

A maioria das punições foi posteriormente ilegitimada por veredictos dos judiciais.

O Macarthismo realizou o que alguns denominaram "caça às bruxas" na área cultural, atingindo atores, diretores e roteiristas que, durante a guerra, manifestam-se a favor da aliança com a União Soviética e, depois, a favor de medidas para garantir a paz e evitar nova guerra. O caso mais famoso nesta área foi Charlie Chaplin.

A "caça às bruxas" perdurou até que a própria opinião pública americana ficasse indignada com as flagrantes violações dos direitos individuais, graças em grande parte à atuação corajosa do famoso e respeitadíssimo jornalista Edward R. Murrow na rede americana de televisão CBS, o que levou McCarthy ao ostracismo e à precoce decadência. Ele morreu em 1957, já totalmente desacreditado e considerado uma figura infame e uma vergonha para os estadunidenses. Muitos filmes foram produzidos sobre este período, todos retratando McCarthy e seus seguidores como figuras desprezíveis e a histeria que criaram como uma crise que foi superada. ( Wikpédia)

No Brasil, como não poderia deixar de ser, os comunistas ou assemelhados sofreram o mesmo tipo de perseguição, mormente quando do Golpe Militar que instituiu a ditadura em nosso país com a desculpa da aproximação de João Gulart ( Jango) com Governos e Famosos comunistas.

Seguindo a linha do "macaco vê, macaco faz" , ainda que o macarthismo já tivesse sido extirpado da sociedade estadunidense, nossos " valorosos generais" perseguiram todo e qualquer cidadão que remotamente lhes parecesse ligado a alguma organização de esquerda.

Proibiu-se o funcionamento do Partido Comunista e qualquer outro partido que fizesse clara oposição ao vilipêndio dos direitos humanos a que ficamos sujeitos durante o nefasto regime militar.

Interessante notar que as raízes do nazismo estão diretamente ligadas à perseguição aos comunistas que foram inclusive acusados de incendiar o parlamento alemão.

Hoje somos bombardeados com e-mails de cunho semelhante, quanto mais se aproximam as eleições , mas os filhotes da ditadura , talvez por falta de o que dizer, semeiam mensagens de ataque explícito ao Comunismo e ao Socialismo, pintando-os com as antigas cores dos "comedores de criancinhas" tentando incutir o ódio contra os que praticam ou simpatizam com essas ideologias.

Engraçado que , jamais falam dos inúmeros desaparecidos durante o regime militar, dos que morreram nos porões da ditadura ou a seu comando. AH, mas lembram-se dos que resistiram e causaram alguma morte entre os seus pares, macaquinhos amestrados pelos generais e que se sentiam poderosos devido à impunidade que lhes era oferecida pelo regime militar. Isso talvez explique o porquê de tantas dificuldades de se abrirem os arquivos militares daquela época, sempre com grande resistência de alguns segmentos da sociedade.

Como somos considerados um bando de desmemoriados por esses segmentos, e na verdade por nossa própria culpa pois preferimos esquecer o que aconteceu ao invés de agirmos para evitar que as coisas se repitam, apostam em nosso descaso para fazer renascer um sentimento antagônico aos comunistas e socialistas.

Independente da ideologia de cada um, a democracia existe para que o povo possa fazer as suas escolhas através dos votos depositados nas urnas. Demonizar determinada ideologia é conspirar contra a democracia. Os que defendem a volta do regime militar usam de todas as armas e mentiras possíveis para inspirar o terror e o medo na alma dos eleitores. Queiram ou não, continuam a não passar de macaquinhos amestrados a serviço de interesses de outros.

Alegam milhões de inverdades, criam mil factóides, juntam frases soltas de um discurso para fazer parecer o contrário do que realmente ocorreu, apostando é claro, na pressa de cada brasileiro em repassar suas baboseiras sem verificar os pretensos vídeos ou documentos que anexam em seus e-mails.

Claro que os filhotes da ditadura e alguns políticos que nunca nada realizaram de palpável, sentem-se diminuídos diante das realizações de outros. Tanto o Governo Militar como os que o sucederam,viviam de pires na mão, implorando empréstimos ao FMI.

Há quem diga que eram outros tempos, de inflação galopante e etc, no entanto fica a pergunta: Por que não controlaram então a inflação se eram tão qualificados e competentes?

Qualquer crise que estourasse do outro lado do planeta tinha consequências imediatas e terríveis em nossa economia. Na recente crise mundial, atacaram o atual presidente por dizer que no Brasil a Tsunami econômica seria apenas uma marola...pois bem...enquanto vários países imergiram numa crise até agora não controlada, o Brasil foi um dos menos afetados e um dos primeiros a dar mostras de recuperação...Foi ou não foi uma marola?

Só não foi marola para aqueles especuladores que perderam dinheiro e , claro, foi terrível para os arautos do apocalipse que viram suas previsões darem com os burros n'água como os videntes da copa do mundo.

Dizem que o estado foi "aparelhado" com milhares de cargos comissionados, pode ser verdade, no entanto, ainda que exista esse aparelhamento o resultado final não parece dos piores. Não defendo a criação de cargos apenas para dar emprego a aliados, no entanto, isso não é exclusividade do governo atual.

Fala-se dos escândalos como o mensalão, que aliás foi alvo de CPI e os maiores envolvidos perderam seus cargos. Esquece-se de falar que durante o regime militar, qualquer que sonhasse me denunciar os desmandos do governo amanhecia com a boca cheia de formigas.

Esquece-se de mencionar que durante a era FHC , vários escândalos foram denunciados e abafados pelo " engavetador ( procurador) geral" da república Geraldo Brindeiro ,como por exemplo a "pasta rosa" sem que ninguém fosse punido. Não falam do golpe dado pro FHC para criar as reeleições para aproveitar a popularidade que havia ganho com o famigerado "Plano Real" que logo após a sua reeleição mostrou a sua verdade como real desvalorizando-se vertiginosamente em janeiro de 1999 e meses subsequentes, demonstrando que havia sofrido uma enorme maquiagem durante o fim de seu mandato, suficiente para iludir o eleitorado que acreditava que tínhamos uma moeda tão forte quanto o dólar. Não se fala de outros escândalos envolvendo as "privatizações" com o governo investindo milhões para sanear as empreses antes de entregá-las a algum consórcio e determinando milhões de desempregados com o "enxugamento" feito pelas empresas inclusive através de "planos de demissão voluntárias" já que não havia nenhuma garantia de que continuariam a ser aproveitados pelos compradores das estatais.

Tudo devidamente engavetado pelo " Engavetador Geral da República". Apesar de várias denúncias, nenhuma CPI chegou ao fim no Governo tucano, assim como ocorre no Estado de São Paulo onde são devidamente abafadas pela maioria tucana na câmara.

A pergunta que faço é:

O que é melhor, deixar as investigações caminharem , mesmo que isso culmine na punição de aliados políticos ou simplesmente abafar os escândalos e varrer a sujeira para baixo do tapete como os militares e tucanos?

A resposta óbvia é:

Não deixar que existam escândalos, simplesmente agindo de maneira honesta. No entanto nunca ouvimos falar de uma investigação séria contra o PSDB, pura e simplesmente porque usam de todos os artifícios possíveis e imagináveis para impedi-las. Seus eternos aliados, os pseudo Democratas não tiveram tanta sorte em Brasília e foram logo abandonados pelos tucanos quando a água lhes bateu na bunda. Fosse o DEM um partido sério e nunca mais teria os tucanos como aliados.Afinal, levar uma punhalada nas costas de seus ditos aliados ( e por certo haviam de fazer parte da falcatrua dos panetones, direta ou indiretamente) não é coisa que agrade a quem tem um mínimo de respeito próprio, por mais tortuoso que seja o caminho por onde ande.

Não simpatizo com muitas asneiras que o PT faz, já falei sobre isso em muitas ocasiões, no entanto, querer ressuscitar uma caça as bruxas no maior estilo macartiano parece ser uma tentativa de golpe na democracia. Fazer eternos discursos anti-comunistas me parece coisa de uma elite desesperada com a ascensão de classes até aqui menos favorecidas.

Pra estes , o Brasil deveria continuar a ser um sociedade feudal onde quem nascesse camponês deveria conformar-se com ver suas descendência seguir o mesmo destino. Tais pessoas vivem em um regime de castas econômicas e apavoram-se quando vêem o seu "status" ameaçado pela chegada de outros ao seu patamar, mormente quando esses outros são filhos da "plebe".

Claro que cada um tem o direito de defender seu ponto de vista, mas que o faça de maneira coerente e não com o mesmo discurso dos barões do café ameaçados pela república.

Quem sabe um dia, essa parcela da população, compreenda que, quanto mais pessoas existirem em condições de receberem bons salários, maior o consumo e quanto maior o consumo maior numero de empregos e investimentos vão existir, beneficiando a todos.

Infelizmente, neste país, ainda temos a maioria silenciosa, pessoas que se calam e não cobram seus direitos ficando apenas à espera que um dia isso lhes caia nas mãos, no entanto, esta mesma maioria silenciosa , deixa-se levar por qualquer propaganda pois é "ocupada" demais para analisar os fatos ou verificar as fontes, contenta-se apenas em alimentar seus egos repassando coisas superficiais acreditando que faz com isso algum benefício.

Aposto que a grande maioria deles nem sabia o significado de "Macarthismo" assim como não sabem o que querem dizer com frases como " tomou o país de assalto" mas é sempre tentador repassar algo que ataque alguém, a fofoca hoje deixou de ser feitas pelas Candinhas nas janelas e sobre as cercas de casa e ganharam uma janela muito maior que é a internet. Desculpem os que se sintam ofendidos , mas é exatamente isso o que acontece, se numa fofoca de rua as candinhas contavam o que "ouviram falar" sem saber se era verdade ou não, na internet repassa-se aquilo que se lê, sem buscar saber a sua veracidade.

Um grande exemplo disso são os e-mails que circulam há anos , já desmentidos dezenas de vezes, sobre crianças desaparecidas ( algumas hoje já teriam mais de 18 anos) há 3 meses sabe-se lá aonde...e outras maluquices como baratas gigantes, sereia do tsunami...coca-cola com limão etc.

Atenção ao que lêem, cuidado com o que repassam sem analisar e verificar a autenticidade.

As vitimas podemos ser todos nós.

Tudo parecia muito lógico ao povo alemão quando o Nazismo nasceu perseguindo várias minorias...

Jorge Linhaça