Brasilidade

O Brasil é um país continental, com muita riqueza natural e terras férteis. E é constituído por um povo diverso, oriundo de muitas culturas. A predominância é de negros e pardos vindos do continente africano na época da escravidão. Mas há grandes concentrações de japoneses, italianos, alemães e portugueses.

Somos um país em desenvolvimento, e um dos que mais crescem. Economistas dizem que o Brasil por seus recursos próprios sofrerá menos com a crise mundial. O Brasil é a 9ª economia mundial. Só 04 países estão muito a frente do Brasil, que são Estados Unidos, Japão, China e Alemanha.

O Brasil é também o país do turismo. Todos os dias milhares de turistas desembarcam em terras tupiniquins. Há muita beleza natural e cidades lindas, como Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza e Recife. Cartões postais do Rio, como as praias de Copacabana e Ipanema, Cristo Redentor, morro do Pão de Açúcar, são conhecidos no mundo inteiro.

O Brasil é visto como o país do futebol, samba e mulatas sensuais. Os jogadores brasileiros são muitos valorizados e são sempre escolhidos os melhores do ano. A seleção brasileira é a que mais atrai público, seja nos lugares mais remotos do planeta. Cantores de samba são requisitados no mundo inteiro. E as mulatas atraem turistas.

O Brasil se destaca também em outras áreas. Na Fórmula-01 são 08 títulos mundiais, sendo 02 de Emerson Fittipaldi, 03 de Nelson Piquet, e 03 de Airton Senna. Senna morto em 1994 em um trágico acidente continua sendo um fenômeno inesquecível das pistas. E no top model internacional, as modelos brasileiras são as mais bem pagas e melhores colocadas em concursos.

Mas uma imagem negativa do Brasil que se reflete no mundo afora é a de um país violento e de muita criminalidade. Há sempre uma notícia estampada em que um turista foi assaltado ou morto. O Rio é visto como uma das cidades mais violentas e onde os traficantes de drogas imperam.

Nunca é demais ressaltar, que é preciso investir em segurança, isto é, em mais policiamentos. É preciso investir também em educação e trabalho para todos; pois há muitos jovens ociosos e sem profissão. E é preciso acabar também com a corrupção, que desvia muito dinheiro dos cofres públicos. Enfim, as soluções existem.

(publicado no blog: http://alonso.pimentel.zip.net, em 12-03-2009)

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 17/07/2010
Reeditado em 15/09/2016
Código do texto: T2383328
Classificação de conteúdo: seguro