Busca perfeita

Busca perfeita
 
       Alienado em seus sentidos básicos, aliciado pelas sensações entorpecedoras e viciadoras de prazeres fáceis, e alucinado pela ideia fixa de satisfação e poder rápidos, a juventude busca marcar sua presença.

       Com seu alto poder de energia vital, esbanjando vontade e desejos, tomado pela necessidade de criar seu próprio espaço e muitas vezes repleto de coragem para encarar a loucura de nosso mundo, acaba muitas vezes, a juventude, sendo desviada e se perdendo sem perceber. A juventude assim, buscando sua realização, como se fosse fácil e simples, acaba sendo, ela mesma, engolida e pervertida por este mundo miserável e mesquinho que nós adultos criamos para eles.

       O mundo é muito pernicioso para esta juventude ávida por fazer acontecer, que esbanja energia e é carente de sabedoria.

       Sensualidade por todos os lados. Falsa moral e frágeis éticas. Luxuria e prazeres fáceis. Falso conhecimento. Hipocrisia e falsidade permeiam a realidade que estes jovens experimentam. Sem falar na pobreza física e mental e no abandono que parte desta juventude conhece, levam a que a revolta natural da juventude seja corroída e contaminada pela nojenta podridão espiritual que nos cerca.

       O mundo assim seduz e encanta pelos prazeres e luxuria que oferece.

       Aos jovens, cabe passar por esta fase colecionando aprendizado e torcendo para não cair nas armadilhas fatais que cada esquina da vida se lhes propõe.

       Sinistro, este mundo é em geral mau para com a juventude. Uma esponja mental, cada jovem capta e absorve o máximo, tentando completar o vazio que muitas vezes permeia suas mentes.

       Aos adultos cabe ajudar que a mente absorvedora desta juventude possa ser permeada com alguma sabedoria e muito conhecimento verdadeiro. Não cabe proibições brutas, sem o devido esclarecimento. Posto que o proibido acaba sendo mais sedutor para uma mente ávida por descobertas. A juventude busca em sua revolta natural, encontrar sua independência e sua liberdade.

       Cabe aos adultos, aos pais e orientadores em especial, serem sábios o bastante para direcionarem estes jovens, usinas descontroladas de vontade e de desejos, ainda sem alguma direção que os aponte o caminho do bem.

       Muitas vezes por exemplos, outras com conversas presentes de corpo e alma, alguma intimidade e participação, nós vamos, momento a momento, dando pequenas ideias a estes jovens, posto que não adianta decidir por eles, são eles quem devem encontrar as respostas. Eles precisam ser os timoneiros de suas decisões, cabe-nos ser seus copilotos, parceiros nesta angustiante jornada em busca do auto conhecimento de nossa juventude.

       São eles o alvo, são eles o motivo de nosso amanhã. Mas são eles próprios quem devem ser capazes de encontrar o seu caminho. Cabe-nos acompanha-los e simplesmente estarmos disponíveis para cada uma de suas múltiplas dúvidas e angustias. Ajudá-los é preciso, mas sem que se torne enfadonho. Eles precisam confiar em nós, isso significa ser sincero para com eles, transparentes em nosso agir e disponíveis, verdadeiramente abertos e leais na busca que eles estão empenhados.

       A busca perfeita estará assim sendo construída no interior de cada jovem. Estaremos assim ajudando a estes jovens, que permanecendo eles mesmo no controle de suas vidas, estarão direcionando a avalanche de desejos e de energia de vida e sexual, pela tomada cada vez maior do controle de suas vidas.

       Exemplos, limites, participação, diálogo franco e aberto, compreensão, carinho, afeto, certa liberdade, liberalidade limitada, atitudes éticas, respeito a individualidade, valorizando o verdadeiro conhecimento, os estudos e a curiosidade, e finalmente muito amor, são com certeza capazes de ajudar a esta juventude a encontrar o seu direcionamento positivo, dando a eles o auto controle necessário ao poder explosivo desta juventude maravilhosa, que é o nosso amanhã.
 

       A mente desta juventude passa por transformações plásticas muito fortes entre os 17 e 20 anos. Um número avassalador de sinapses são desligadas em cascata, e outras novas sinapses são construídas. A chuva inundante de hormônios completa esta revolução mental, que dará origem ao humano adulto. Todos passamos por esta fase, a diferença é que hoje o mundo é muito mais pernicioso do que o era a sessenta ou mais anos atras.

       Cabe-nos, pais e orientadores, valorizar o bem e o bom e procurarmos manter a mente desta juventude ativa, para que o resultado final desta transformação gere um SER HUMANO que a sociedade precisa.


Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 18/07/2010
Reeditado em 18/07/2010
Código do texto: T2384777
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.