Três anos depois, um pastel de palmito

Malauí ou Mifukola Malawi significa “nascer do sol”, já foi colônia britânica e hoje é uma república situada no sudeste africano, entre Zâmbia, Tanzânia e Moçambique, já Burquina Faso fica entre Costa do Marfim, Gana, Nigéria e Togo. Os dois países são desconhecidos para a maioria, menos para o casal são-bentense Roy Rudnick e Francine Weiss, que, a bordo de um Land Rover Defender, adaptado para ser um lar de quatro metros quadrados, durante 1.033 dias, percorreu 60 países nos cinco continentes. Não como um rally desenfreado, mas conhecendo, interagindo, estudando, fotografando, vivendo, enfim, cada lugar e cada novidade.

“Navegar é preciso, viver não é preciso”, dizem, remete à precisão de navegar usando instrumentos e à impossibilidade de prever o que a vida nos reserva. Michelle e Roy provaram que é preciso navegar para viver. Chamaram a expedição de “Mundo por Terra”, definiram um objetivo – uma publicação com o nome de “Universo de Brincadeira”, de documentação de brincadeiras infantis na zona rural dos países percorridos – compraram e adaptaram o Land Rover, definiram itinerários e se lançaram em uma aventura impagável.

A aventura começa e termina com o exercício de convivência em um espaço mais do que exíguo que serve de locomoção, dormitório, cozinha, passando por percalços que nunca podem ser previstos em sua totalidade. Continua com a locomoção em caminhos que têm esse nome mais por caridade do que por outra coisa, pelas longas viagens de navio, acompanhando o “Lobo da Estrada” – carinhoso apelido que deram ao veículo – com a solidão a dois, que sempre existe, e alcança seu cume com a enormidade de costumes, culturas, línguas em locais tão distantes e diferentes. Filósofos e filósofos deram lições definitivas sobre a sabedoria; Roy e Michelle, com todas as letras e a ousadia da juventude, podem dizer: “A sabedoria está em conhecer o mundo”.

No dia 23 de dezembro do ano passado, fizeram o último lanche: Pirabeiraba, 50 km de casa, de completar 160.733 km rodados, mais uma serra para subir, um pastel de palmito. Gosto de volta, gosto de realização. Acabou a aventura, começou o exemplo.

Acesse: www.mundoporterra.com.br