A necessidade do resgate e leitura dos Poetas esquecidos e/ou pouco divulgados!

Amigos e amigas Recantistas!

Eu fico impressionado como, grande parte dos novos Poetas no Brasil publicam livros de poemas sem o prazer, de antes de publicá-los resgatar e estudar o considerável acervo de poetas brasileiros, muitos pouco conhecidos, muitas das vezes esquecidos, todavia com valor literário inestimável para a Literatura Brasileira.

Quem lê os poemas de: Laurindo Rabelo, Juvenal Galeno, Gonçalves Crespo, Auta de Souza, Baptista Ceppelos, Padre Antônio Tomás, Arthur de Salles, Moacir de Almeida, Rodrigues de Abreu, Alceu Wamosy, Cleómenes Campos, Colombina, Joaquim Cardoso, Sosígenes Costa, Vinícius Meyer, Bueno de Rivera, Zé da Luz, Lila Ripoll, Lupe Cotrim Garaude, Lara de Lemos, etc. etc. etc.?

Deveria haver uma Lei que proibisse publicar livros de poemas sem que o autor do livro, anteriormente a publicá-lo realiza-se um resgate/ estudo literário de pelo menos 10 (dez) Poetas de outros tempos literários - do Século XX para trás, até do começo de nossa colonização pelos portugueses. Resgate/estudo que consistisse na apresentação da Vida e da Obra do Poeta resgatado/estudado.

A humildade em ler e conhecer os Poetas gostaria que fosse e deveria ser: maior do que qualquer prazer em escrever e publicar poemas de própria autoria. Não conseguiremos ler todos os Poetas, mas se cada Poeta atual ler e resgatar um parte dos grandes Poetas brasileiros, certamente, quase todos serão divulgados e lidos!

Como resgatar a beleza dos grandes Poetas brasileiros, para o grande público, se os próprios Poetas têm um limite pequeno de conhecimento dos Poetas de nosso País, em seus mais de 5 (cinco) Séculos de existência?

Vejo escritores de poemas presentes em toda a internet, em todo lugar possível, que passam a vida se divulgando, sem jamais divulgar a obra de Poetas de sua preferência, sem resgatar minimamente a obra de Poetas maravilhosos do passado, que lhes foram (acredito que todo grande Poeta possui seus Mestres) surpresa, admiração, ensinamentos, inspiração e caminho literário.

Como vamos nos tornar um País que valoriza sua cultura literária, no campo da Poesia, se boa parte dos Poetas não dá valor em divulgar os Mestres (muitos deles esquecidos e pouco lidos) por preferirem apenas divulgar a própria obra?

Precisamos de grêmios literários que se contentem mais em divulgar a grande Poesia do passado no Brasil do que grêmios literários que se preocupem em afirmar que seus sócios são Poetas!

O que importa ser ou não ser Poeta? O que vale mais: o resgate da grande obra poética dos grandes Poetas brasileiros ou dizer-se: - sou Poeta!; Afirmar-se Poeta? O que vale mais: a obra deixada pelos grandes Poetas ou ter a chancela: - é Poeta?

Enquanto o Poeta brasileiro não for humilde e dedicar seu trabalho diário em prol da Poesia dos Mestres da Literatura Brasileira, colocando-se no campo de batalha do resgate da leitura dos grandes Poetas brasileiros pelos leitores de Poesia, todos nós realizaremos uma quantidade enorme de poemas de valor menor/questionável e veremos a chance de crescimento de nossa Literatura e de grandes Poetas brasileiros diminuída! Corroborando com o pequeno número de leitores/apreciadores de Poesia, além dos próprios Poetas!

O Brasil precisa de Poetas leitores e divulgadores dos Mestres da Poesia e não apenas de Poetas que escrevem poemas, leem 4 (quatro) ou 5 (cinco) Poetas do cânone literário e publicam em busca de algum reconhecimento! Reconhecimento vem do profundo conhecimento dos Poetas brasileiros de todos os tempos literários e claro da leitura dos Mestres da Poesia Universal, e não, apenas, de qualquer posicionamento literário dentro de um grupo de Poetas determinado lendo os mesmos Poetas de sempre, se autobajulando, ditando o que venha a ser um bom Poema e o que é Poesia!

É PRECISO AMAR POESIA, OS GRANDES POETAS, TER PRAZER EM LÊ-LOS, ANTES DE SE PENSAR EM PUBLICAR UM LIVRO DE POEMAS!

Abraços e boa semana,

Alexandre!