ESTOU DE FÉRIAS

Estou de férias. São apenas quinze dias. Na data de dois de agosto estou retornando ao trabalho. O tempo não é nem suficiente para por em ordem as coisas que deixei para organizar neste período.

Vou viajar somente no final do ano. Logo depois do Natal vou para Londres e o reveillon será em Paris, de lá sigo Milão e termino em Veneza. Diz o povo que pareço uma criança curtindo essa viagem. Nunca fui a Europa, mas já viajei por lá na internet. Vi tantas coisas lindas que tenho medo de me decepcionar no real. Quando a gente gera muita expectativa corre risco de desilusão.

Da distância eu não tenho medo. De onde estou para chegar a Londres, imagine o percurso. Vou pegar o avião na capital. Aqui tem até um aeroporto internacional que foi reinaugurado há poucos dias. Investiram milhões nele, mas acreditem que não tem nenhuma companhia aérea fazendo linha? Depois eu conto está histórias e outras excêntricas de minha doce e bela cidade.

Pois bem, o certo é que da capital vou para Brasília e de lá para São Paulo. Só do aeroporto de Guarulhos em São Paulo para o aeroporto de Londres, são onze horas e vinte minutos de viagem. Eu não tenho medo de viajar de avião, pelo contrário até gosto muito. Nem vejo o tempo passar. Sabe aquelas revistas que ficam lá para entreter os passageiros? Eu começo lendo em inglês, levo um tempão e como não consigo, recorro para o nosso idioma, o português. Faço palavras cruzadas, leio jornais e não dispenso um lanche. Para ser sincera eu não gosto de barra de cereal e nem de suco de caixa, mas dentro de uma aeronave vale tudo. Depois de recorrer a todas as oportunidades de me distrair o sono me vence.

E o frio quem me espera na Europa? Eu sou da terra do sol, já disse isso várias vezes. Neste momento ele está aqui, adentrando pela minha janela. Forte, brilhante, altaneiro, todo vaidoso. É ele que aquece, que esquenta e sei que vou sentir muita falta desse calor quando o frio me pegar. Por isso mesmo já estou providenciando touca, cachecol, botas de cano longo. Eita, que vou ficar bonita. Cheia de roupas, peça sobre peça igual um repolho. Aqui não é fácil encontrar todo esse aparato para vencer o frio. As lojas vão investir para vender pra quem? Eu por exemplo, nunca usei um bota de cano longo. Até que já fui em Gramado no Rio Grande do Sul, mas o frio não chegou a tanto. Perto de mim no Piauí, tem uma cidade de Pedro II, e no Ceará, tem a cidade de Viçosa que certa época faz um friozinho. Tem gente que usa bota de bico fino e salto agulha, só para ficar estilosa, mas precisar mesmo, não precisa.

Pois bem, esta preparação para a viagem no final do ano é uma festa. Curto cada minuto. Queria que você me visse experimentando uma bota cano longo na sapataria. E quando ponha o gorro na cabeça e desfilo em frente ao espelho para saber se estou bem na fita. É uma graça!

Bom, acho que vocês entenderam porque estou tão presente no “Recanto”, estou de férias. Mas, tomei tanto gosto nesta temporada que mesmo quando voltar ao trabalho vou encontrar um tempinho para dizer minhas baboseiras, quem nem de longe comparo as inteligentes narrativas de meus amigos recantistas.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 19/07/2010
Reeditado em 26/04/2020
Código do texto: T2386679
Classificação de conteúdo: seguro