reedição: ANDANDO PELO CENTRO

ANDANDO PELO CENTRO

GAROTO, AINDA, TRABALHAVA NO BANCO PIRATININGA, NA RUA SILVEIRA MARTINS, CENTRO DE SÃO PAULO.

SAIA TODOS OS DIAS COM UMA MALA ENORME, DE COURO, CHEIA DE PAPEIS PARA DISTRIBUIR PELOS BANCOS QUE, NA MAIORIA, ESTAVAM NAS RUAS BOA VISTA E XV DE NOVEMBRO.

DEPOIS FAZIA ALGUNS SERVIÇOS PELA RUA DIREITA, PRAÇA DO CORREIO,BARÃO DE ITAPETININGA,PRAÇA DA REPÚBLICA, AV. RIO BRANCO, ME ALONGANDO NO MÁXIMO ATÉ A AV. DUQUE DE CAXIAS.

QUANDO CHOVIA, EXISTIA UM CAMINHO PARA NÃO TOMAR CHUVA.PASSAVA PELOS EDIFÍCIOS QUE TINHAM ENTRADAS PELAS DUAS RUAS.

DA BOA VISTA PARA XV, PALACETE MATARAZZO; XV PARA QUITANDA, BCO. BRADESCO; QUITANDA ATÉ PATRIARCA, MARQUISE DA RUA; PÇA. PATRIARCA PARA ANHAGABAU, ESCADAS ROLANTES DA GALERIA PRESTES MAIA; ANHAGABAU PARA PRAÇA RAMOS, ESCADARIA DA PREFEITURA; PRONTO, BOA VISTA ATÉ BARÃO SEM CHUVA.

DE VEZ EM QUANDO PARAVA NA SÃO BENTO, NUMA LANCHONETE MUITO PEQUENA, CHEIA DE GENTE, QUE FAZIA UM CACHORRO QUENTE E UM SANDUICHE DE LINGUIÇA INESQUECÍVEIS. ACOMPANHAVA SUCO DE UVA, LARANJA, LIMÃO, MARACUJÁ....

NAS RUAS TINHA AQUELES VENDEDORES DE MELANCIA E ABACAXI FATIADOS.

CAMELÕS VENDENDO DE TUDO.

QUANDO O SERVIÇO ERA POUCO, DAVA PARA DAR UMA ALONGADA NO MAPPIN E NA MESBLA, PARA DAR UMA ESPIADA NAS COISAS. ALI TINHA DE TUDO, DAVA PARA PASSAR UM BOM TEMPO.

O MAPPIN FICAVA NA PRAÇA RAMOS DE AZEVEDO, COM ENTRADA PELA PRAÇA E RUAS CONSELHEIRO CRISPINIANO E XAVIER DE TOLEDO.

A MESBLA NA RUA DOM JOSÉ DE BARROS, COM ENTRADA PELA DOM JOSÉ E PELA VINTE E QUATRO DE MAIO.

TINHA TAMBÉM AS LOJAS ISNARD, NA ESQUINA DA CONSELHEIRO CRISPINIANO, ATRÁS DO TEATRO MUNICIPAL, COM UMA CASCATA NA PAREDE. TODO MUNDO PARAVA PARA VER.

NA RUA AMADOR BUENO, EXISTIA O RESTAURANTE GIRATÓRIO. OS BANCOS ERAM ASSENTADOS EM CIMA DE UMA ESTEIRA QUE GIRAVA EM TORNO DE UMA COZINHA TODA COM JANELAS DE VIDRO.

TINHA UMA ABERTA ONDE ELES COLOCAVAM OS PRATOS COM COMIDA E TIRAVAM OS VAZIOS DAS PESSOAS QUE JÁ HAVIAM SAIDO.

A GENTE COSTUMA BRINCAR COM OS NOVATOS, DIZENDO QUE ELES TINHAM QUE COMER RÁPIDO, SENÃO, NA HORA QUE CHEGASSE A JANELA DE NOVO O HOMEM RETIRAVA O PRATO, MESMO QUE ELE ESTIVESSE COM COMIDA.

OS CINEMAS: MARABÁ, IPIRANGA, REPÚBLICA, METRO, PAISSANDU, BANDEIRANTES, SANTA HELENA, CAIRO. DE VEZ EM QUANDO DAVA PARA DAR UMA ESTICADA EM ALGUNS DELES, NEM SEMPE, POIS O TEMPO E O DINHEIRO ERAM CURTOS.

NA PRAÇA DA SÉ TINHA UM TELÃO COM LUZES, PARA ACOMPANHAR AS PARTIDAS DA COPA DO MUNDO. NÃO TINHA IMAGENS, SÓ AS LUZES IAM ACENDENDO PARA MOSTRAR ONDE ESTAVAM OS JOGADORES E O ALTO FALANTE TRANSMITINDO A VOZ DO LOCUTOR.A PRAÇA ENCHIA DE GENTE.

QUANDO VOLTAVA COM O SERVIÇO TODO PRONTO, DAVA UMA PASSADINHA NA VIAÇÃO COMETA DA PRAÇA CLOVIS, ONDE O "VELHO" TRABALHAVA, PARA BATER UM PAPO E DEPOIS IA PARA O BANCO.

AI FALAVA COM A DONA ASSUNTA, PRESTAVA CONTA DA PAPELADA E FICAVA AGUARDANDO A HORA DA SAÍDA, FAZENDO ALGUNS SERVIÇOS INTERNOS.

06.05.2004