BEBER VINHO In vino veritas

FlavioMPinto

Que todo bebedor de vinhos é um chato, é um fato. Digo aquele que o bebe, melhor dizendo, o degusta, ou desfruta.

Chato, porque sabe aproveitar as melhores qualidades do líquido procedente da maceração da uva e fermentação.

O que o torna um chato de galocha são os termos e as frescuras para beber e escolher um bom vinho.

“Ah, esse vinho é encorpado”, “ Aquele tem taninos intensos e na boca é volumoso deixando um retrogosto incrível”, “ Esse outro tem tons violáceos e apresenta nuances de flores silvestres, morango e abacaxi. Também de couro” e outras apreciações que deixam os mortais de boca aberta e zombando da gabolice do bebedor esnobe.

Não é á toa que o vinho é uma bebida diferenciada. Tem algo de nobreza no seu trato.

É a bebida mais antiga e mística do Universo. É a bebida dos deuses. É romântico. Desperta paixões.

Daí o trato com toda delicadeza e responsabilidade dos assuntos que o envolvem.

Beber uma taça de vinho não é simplesmente ingerir um líquido , mas um Ser vivo-obviamente os mais elegantes- que se superam com o tempo, respirando o oxigênio que lhe dá nova vida.

Degustá-lo é um verdadeiro passeio na história seja da uva que o fez como no local onde foi produzido.