A EXPLICAÇÃO DO AUTOR

ORIENTAL É UMA CIDADE REAL, DENTRO DE SUAS PERSPECTIVAS, MUNICÍPIO DE UM ESTADO DO NORTE DO PAÍS, ONDE VIVI MINHA INFÂNCIA, LÁ TEM AÇAÍ, INGÁ E TUCUPI, TEM JAMBO, CUPUAÇÚ E CUPUÍ, TEM BIRIBÁ, CAJÁ, TABEREBÁ, TEM MANGAM PUPUNHA E TACACÁ, CAJÚ, GOIABA E ARAÇÁ, É UMA CIDADE COMO OUTRA QUALQUER, APESAR DE FICTÍCIOS, OS PERSONAGENS SE PARECEM COM MILHÕES DE BRASILEIROS.

É PURA CRIAÇÃO DO AUTOR, QUE DEVANEIA POR UM MUNDO DE ILUSÕES QUE DIFICILMENTE ENCONTRARÁ RESPALDO NO MUNDO REAL.

COMO AUTOR DE ORIENTAL A CIDADE ABANDONADA NÃO ACREDITO EM COINCIDÊNCIAS, MAS SE HOUVEREM DESCULPEM, FOI INSCONSCIENTEMENTE.

POSSO ATÉ ACEITAR QUE OS NOMES EXISTAM, MAS NÃO EM UM GRUPO FORMADO, PODERÃO ESTAR ESPALHADOS POR ESSE IMENSO PAÍS.

SE ALGUM DELE SE ASSEMELHAR A ALGUAM CIDADE, A ALGUMA PESSOA OU A ALGUM FATO ENTÃO ACREDITAREI EM COINCIDÊNCIAS.

SERIA COMO SAIR DE CASA DESCALÇO NO MESMO DIA QUE ALGUÉM JOGOU UMA MADEIRA COM UM PREGO DE PONTA CABEÇA, EXATAMENTE NO LUGAR QUE VOCÊ VAI PASSAR, QUANDO RESOLVEU COMPRAR SUA NOVA CHINELA.

SE ASSIM FOR, PEÇO DESCULPAS. DESEJANDO A VOCÊ EM PARTICULAR, QUE A MESMA COINCIDÊNCIA QUE HOUVE COM VOCÊ EM MEU LIVRO, ACONTEÇA NA VIDA REAL QUANDO VOCÊ COMPRAR O BILHETE DA LOTERIA, QUE GANHE O PRIMEIRO PRÊMIO, QUE SE TORNE MILIONÁRIO E QUE CURTA UMAS FÉERIAS BEM LONGE DE SUVELA E SUA PEQUENA FAMILIA.

DO LIVRO? ORIENTAL A CIDADE ABANDONADA