CASAMENTO! EIS A QUESTÃO

Tenho uma opinião um pouco diferente em relação ao enlace matrimonial, mas não quer dizer que tenha de ser aceita e nem de longe, que seja correta. É só UMA opinião.

Você leitor, casado ou não, pondere sobre o seu casamento, ou os que você vê a sua volta e me diga com sinceridade. Algum deles é feliz atualmente como eram no início?

Eu sei que tudo muda com o tempo. Mas penso da seguinte forma:

- Você ama muito alguém?

- Não quer odiar essa pessoa nunca?

Então não se case com ela.

Homens e mulheres se casam por motivos distintos. O amor é só uma desculpa. O casamento trás um grau de proximidade muito alto, mais do que o suportável.Certo. Até aí tudo bem. Motivos distintos e grau de proximidade a parte, no início tudo é ótimo. O amor tudo suporta e tudo tolera. O problema é quando o amor acaba. Aí a situação vai ficando mais complicada.

Às vezes mesmo sem o amor, o casal “vai levando”. Ambos se prendem a rotina, um pouco de afeto e amizade e seguem juntos. A mulher fingindo que não é traída e o homem fingindo que ela está satisfeita. (ou vice-versa)

Talvez você não perceba isso muito claramente nos relacionamentos a sua volta, por que o matrimonio também é um jogo de aparências. Enquanto estão com amigos e conhecidos, se tratam incrivelmente bem e todos acham que se trata do casal perfeito. Entretanto, em casa... A realidade é outra, completamente diferente.

O matrimônio é algo lindo, não pense que sou uma insensível que não acha incrível duas pessoas se gostarem a ponto de fazerem promessas que dificilmente serão cumpridas. Eu acho isso lindo sim, enquanto o amor existe. É claro.

Mas como nosso bom Vinícius de Moraes uma vez disse sobre o amor:

“Que não seja imortal, posto que é chama

Mas que seja infinito enquanto dure.”

E que ambos tenham maturidade para saber a hora certa de se separar, antes que se inicie a incoerência matrimonial. Em que em um dia você simplesmente não vive sem aquela pessoa e no outro você quer esfaqueala até a morte. (eu exagerei agora)

Sorte aos casados e aos que pretendem se casar. Que vocês sejam uma exceção dentro dessa nova onda de promessas pra vida inteira que mal duram 5 anos.