MOURÃO, MOURÃO...pega teu dente "pôde", me dá o meu são!

Lêda Torre

MOURÃO, MOURÃO...pega teu dente "pôde", me dá o meu são!

Quem não conhece esses versos lá em Colinas e por aquela redondeza de lugares perto de nossa terra?

Nas pequenas cidades do interior, ainda hoje é costume se arrancar os dentinhos de leite da gurizada, com linha de costurar. A mãe, como sempre a maior em tarefas dentro de um lar, fazia isso, ou melhor, ainda faz. O engraçado dessa pequena crônica, histórias do nosso dia a dia, é que com o dentinho na mão, a criança submetida a esse sacrifício, tinha que ir no saguão da casa ou onde tivesse fácil o telhado, para assim dizer: “mourão, mourão, pega teu dente pôde e me dá o meu são”...e seguia-se ou segue-se ainda esse ritual, anos após anos, até que a gente acabasse de mudar todos os dentes de leite. Diz-se que com essa cantiga, o outro dente substituto viria mais forte e nasceria mais rápido, evitando assim que a criança ficasse banguela por muito tempo. Mito ou verdade, essas crendices até então, fazem parte de nossas tradições.

E como minha mãe , enfermeira que gostava e gosta de servir a todos, já se sabia, toda a gurizada da vizinhança, quando tinha um dentinho mole, vinham logo a casa de dona Creusa, era aquela folia!!. Uns choravam, outros não, outros esperneavam, mas dona Creusa minha mãe, segurava com seu jeitinho doce de convencer qualquer um medroso; e o rito era e é esse: "mourão, mourão, pega teu dente pôde e me dá o meu são! !!! coisas do interior que perduram até hoje desse modo, que naquela época acreditávamos que do alto, nosso dente novo viria, ou melhor, viria do telhado....hoje, hein, nenhuma criança mais acredita nestas coisas...estão muito sabidos...mesmo assim, as mães continuam a fazer este ritual.

Escrita em São Luis – Ma/2009

Lêda Torre
Enviado por Lêda Torre em 26/07/2010
Reeditado em 03/06/2015
Código do texto: T2401357
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.