A HISTÓRIA DA COBRA SONOLENTA

Lêda Torre

Vovô, saía pra roça, bem cedinho, mais ou menos entre seis e sete da manhã. Vovô Sinhorzão, levava a caçula nos ombros, e sua esposa Delfina Francisca lhes perguntava pra que levar a sua menina ainda tão pequeninha para a roça, o que seu marido respondia: é pra começar a aprender a lidar com aquele trabalho, a começar por dar comida aos mosquitos...rsrsrsr...aquele meu avô....

Pois então, tudo pronto para o dia de laboro, comida pronta, frutas, farinha, água nas cabaças, tinham uma palhoça “O rancho” ou “casinha da roça” para o descanso, e para a hora do almoço e do soninho depois do almoço....tinha também alguma rede para isso... Mas ninguém poderia esquecer que o dia era longo...época de coivara (tempo e preparo da terra, plantio) e depois de tantos meses, a luta continuava , pois durante o processo, além da manutenção, chegava a época da colheita e tudo era assim, anos, após anos.

Continuando a história, Maria e Geminiana, as meninas maiores, deixaram a menina Creusa sentadinha debaixo de uma moita, de uma arvore de nome “Pajeú” por causa do sol ardente, a menina sentava e escorregava ....tornava a sentar e a coitadinha escorregava de novo, e foi aí que deu conta do que se tratava, era uma imensa cobra jibóia, grossa demais, de mais ou menos metro e meio de comprimento, foi aquela correria e gritaria. A Creusinha gritava e as outras correram pra ver o que era!

Logo, veio ao encontro da folia, o vizinho da roça, chamado “Nego do Bilanda”, ficou agachado escondido observando de longe a cena, aquelas meninas valentes matando a cobra, que por sinal era enorme! Dizendo ele que se as meninas não matasse a bicha, ele a mataria! Mas , mais uma vez as heroínas conseguiram.

Depois de enfiarem uma estaca na cabeça da dita cobra, colocaram a morta dentro de uma casa de cupim, é um monte de terra esburacada, cheia de cupim, e ali seria a refeição deles.

Passada a matança da bicha, a meninada foi tomar banho na cacimba do velho Bilanda. Foi nessa hora que o seu filho que assistira a cena, apareceu e contou o que viu, e ficou admirado.

________Colinas-MA julho de 2010_____________________

Lêda Torre
Enviado por Lêda Torre em 27/07/2010
Reeditado em 03/06/2015
Código do texto: T2403403
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.