O que é ser um amigo?

O que é ser amigo? É complicado definir, mas a gente sempre se perguntar, não é verdade?

Pe. Fábio de Melo costuma dizer que quem encontra um amigo encontra um tesouro. E ele continua a dizer que um amigo ver estrada onde eu vejo o fim, que o amigo recorda quando eu esqueço, quando não sei algo, o amigo vem e me ensinas, e quando eu perco a direção ele vem me mostrar o caminho, quando não posso ver, ele está ali pronto a me pegar pelas mãos e quando não tenho mais nenhum sonho, o amigo me trás uma mensagem de esperança e me ajuda a recomeçar.

Ziza Fernandes diz que um verdadeiro amigo em um simples olhar já sabe a necessidade do outro, mesmo no silencio, sabe o que o outro diz, e que o chorar de um amigo é prova de amor. O autor do livro Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry, tão sabiamente, diz: “eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim única no mundo. E serei para ti único no mundo” E ele acrescenta: “Minha vida é monótona. Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente de outros...” Confesso, querida, chego a me emocionar com esse trecho. Mas ele faz uma ressalva importante para quem quer sair por aí cativando pessoas: “Tu se tornas ETERNAMENTE responsável, por aquilo que cativas!” Que responsabilidade, não é?

Dalvimar Gallo se pergunta Quem me dará um ombro amigo quando eu precisar? E se eu cair, se eu vacilar, quem vai me levantar? Quem é que vai me acolher, na minha indecisão? Se eu me perder pelo caminho quem me dará a mão? E ao mesmo tempo em que faz perguntas, ele descobre que somente alguém que é capaz de renunciar parte de si mesmo para ser muito mais com o outro. Eu não sei responder a todos esses questionamentos, deixo mesmo que o Pe. Fábio responda, e ele fala o seguinte: Que Deus me ama, Que não estou só, Que Deus cuida de mim, Quando fala pela voz de um amigo: coragem.

É difícil entender o que é amigo, mas quem disse que precisamos saber? Precisamos apenas sentir! Isso mesmo, sentir, ser, deixar-se amar, amar. Mas isso também é difícil não é? Claro! Mas vale a pena!!! E agente segue tendo a certeza de que “Se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros me fazem entrar debaixo da terra. Os teus me chamarão para fora da toca, como se fossem música. E depois, olha! Vês, lá longe, os campos de trigo? Eu não como pão. O trigo para mim não vale nada. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste! Mas tu tens cabelos dourados. Então será maravilhoso quando tiveres me cativado. O trigo, que é dourado, fará com que eu me lembre de ti. E eu amarei o barulho do vento no trigo...”