O PIOR DEFEITO DO HOMEM É A IGNORÂNCIA

Lêda Torre

Final de férias. De volta de minha terra natal para a capital onde moro hoje com minha família e onde também trabalho. Tomamos o ônibus eu e o meu neto ERIC, já uma hora atrasado, por sinal, às 19 horas com destino a São Luis, como já dissera. A viagem transcorreria normalmente até a cidade de Presidente Dutra, se não tivesse acontecido algo irritante e inusitado, talvez só bobagens para alguns. Mas pra mim não foi assim.

O auxiliar do motorista anunciou que ali iríamos permanecer por dez minutos, se alguém quisesse sair, podia sair pra ir ao toillete ou para lanchar.Resolvi e desci com meu netinho. Chegando lá no banheiro, um homem que tinha uma banca de bombons na porta do banheiro, e abordava as pessoas dizendo:" - é cinqüenta centavos para ir ao banheiro. E ali oferecera um pedaço de papel higiênico."

Já olhei indignada por aquele ato grosseiro dele nos abordar como se fosse o próprio dono do banheiro, parei, mas segui em frente. Só que ao voltar do WC, eu só tinha dez centavos trocados, sugeri que eu iria lanchar com meu neto e na volta retornaria pra pagar os 0,50 cobrados, pois o dinheiro que eu dispunha era inteiro, e teria que troca-lo, mas o sujeito não acreditando, rebolou a moedinha bem longe e ao ouvir o tilintar dela no chão, me subiu uma raiva tão grande, que retornei onde o desaforado e apanhei minha moedinha no chão e disse uns desaforos pro fulano de tal e disse-lhe mais ainda: "que ele continuaria pobre e que pessoas assim soberbas, jamais subirão. Ele apenas ficou me olhando com aquele olhar reprovativo, mas eu tratei de me livrar logo dele, saí de perto.

Enquanto eu apanhava a tal moeda, um bêbado num banco logo mais ali, me observava e perguntou pra que eu queria aqueles dez centavos, e eu redargui de imediato: - primeiro que eu não falo com bêbado, segundo que não é da tua conta, e ponto final, caia fora seu bisbilhoteiro!! ora veja, um bêbado qualquer se intrometendo onde não foi chamado...

Voltando pro cabra desaforado, eu disse: olhe, deixe de ser mal agradecido, eu ia lanchar com meu menino e voltaria pra lhe dar mais quarenta centavos, mas você se apressou em ser ignorante, e aí perdeu. Pois não é com ignorância que se conquista as pessoas. E ele continuaria pobre, pois gente ignorante, merece ser pobre, o que não merecemos é ser maltratados daquele jeito, como fui desrespeitada, até porque banheiro público não é pra ser cobrado, o município tem o dever de oferecer banheiros limpos e asseados nos locais públicos, por que então um qualquer viria cobrar a coisa pública?

Realmente fiquei indignada que só Deus sabe o quanto!

_________________Data 06/08/2010_________________

Lêda Torre
Enviado por Lêda Torre em 06/08/2010
Reeditado em 03/06/2015
Código do texto: T2423096
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.