Telefonemas e inconstâncias parte 1 e 2

Parte 1

Acabara de formar-se em Letras e foi chamada para trabalhar como professora contratada em um CIEP, em outra cidade, a convite do amigo.

A princípio, ficou radiante com a aventura.

Em sua fantasia ia para muito longe, viver uma vida sacrificada, em prol de crianças carentes, e não voltaria tão cedo. Quem sabe nunca mais.

Chegava a ouvir o corvo do poeta inglês Edgar Allan Poe repetindo para ela:

Never more! Never more!

Ela seria a pioneira dos irmãos a trilhar um caminho sem qualquer influência de “Seu Pai Todo Poderoso”. – competição infantil como ela ainda o era.

Sentia-se a filha mais corajosa e desprendida por abdicar do luxo e conforto para viver o sacerdócio do magistério.

Viagem!

Nos primeiros dias curtiu a natureza, a praia - tão pertinho da nova casa, as frutinhas seriguela, siriguela, ciriguela ou ciruela (como preferir chamá-la) e aquelas pessoas “do bem”, tão dispostas a ajudá-la, que, em segredo e silêncio - as adotou para ela.

Criou laços com aquela gente dona de muita riqueza de sentimentos.

Sem dúvida, poderia dizer que a característica principal de todos eles era uma enorme capacidade de amar e doar-se ao próximo.

Até então, viveu um padrão relativamente alto, mas em sua família as pessoas pareciam tão tristes.

“Seu novo lar” era composto de gente feliz.

Sentia-se desprendida do passado.

E queria estar ali ao lado deles para sempre.

Abro parênteses, para agradecer o amigo do olhar azul distante. Se ele pensou que não iria, foi.

Quem mandou chamar?

Parte 2

Telefonemas e inconstâncias

Um dia resolveu ligar para a mãe e contar sobre o novo estilo de vida, recortada entre o orgulho e a saudade. .

Foi então que este telefonema mudou sua rota, trazendo-a novamente à costa, depois de já estar em alto mar.

Voltou à sua cidade a fim de fazer um estágio remunerado, no curso de informática de uma prima.

Sua função era ficar no laboratório tirando as dúvidas práticas dos alunos mais novos.

Eu voltei e agora é pra ficar

por que aqui, aqui é meu lugar.

Eu voltei pras coisas que eu deixei!

...

Quem cantava?

Era ele mesmo! O próprio!

O rei: Roberto Carlos!

...

Não ouço vozes não, sou até neurótica,

Esquizofrênica jamais!

O estágio era pela manhã. Das 8 às 12h. Então começou a trabalhar em uma loja de SURF WEAR no shopping da cidade.

Medíocre? Ela não sabia.

Lançava mão do eufemismo e pensava não ter, apenas, aproveitado mais seu potencial.

Ganhava o suficiente para sobreviver, pois tinha casa, comida, e roupa lavada. Papai e mamãe a quem recorrer. Carro zero. Caderneta de poupança – que com sacrifício haviam engordado para ela. Vidinha burguesa, tranqüila, encaixada ao egocentrismo capitalista, tão estimulado na mídia.

...

Um dia houve greve de ônibus, consequentemente, alguns vendedores nem foram trabalhar. Clientes, então, praticamente nenhum.

Como ela morava relativamente perto e possuía seu próprio carro, chegou à loja sem o menor problema ou atraso.

Dia de sorte, mesmo tendo vendido apenas um boné.

Destino que contribuiu para que estivesse lá e receber o telefonema com uma voz de mulher indagando sua formação acadêmica e experiência profissional.

Marcaram um encontro no outro dia pela manhã.

Nova proposta de trabalho.

Salário maior.

Agora ela usaria sua formação como professora combinada ao que aprendera nos meses de estágio.

Primeira funcionária a ser contratada por um curso inovador no mercado,

Curso de informática para crianças e adolescentes

Franquia com proposta pedagógica superficialmente interessante, maquiada por um setor de propaganda e marketing excelente.

Proposta elitista, posto que o número máximo de alunos por turma eram quatro, o que encarecia consideravelmente o mesmo.

Mas tempos divertidos!

...

Oferece a outra face,

Mas não esquece o que lhe fazem,

Nos bares,

Nos lares,

Na lama

Na cama.

...

Ela não esquecia o que faziam de mau e nem de bom.

Lembrou-se então do amigo, pois o chefe pediu indicação de outras pessoas boas como ela.

...

Será que a estava chamando

de boa funcionária ou funcionária boa?

Competente profissionalmente

ou Interessante sexualmente?

...

Pouco tempo depois descobriu, mas isto não importa.

,....

e a histótia Continuará