Nesse dá pra votar

Começou a época das canonizações gerais. Não haveria Céu para tantos santos quanto os agora canonizados. Vestem terno e gravata uns, roupas mais simples outros ou os mesmos, todos com o intuito de conquistar mais devotos, seja pela aura de “pessoa importante” ou de humildade a toda prova, dependendo das circunstâncias ou do público. Avalanches de discursos, promessas e elogios verdadeiros ou mentirosos se misturarão a inflamadas defesas e disparatados ataques no que teimam em chamar de “jogo eleitoral”, mas poderia receber dezenas de outros carimbos menos lisonjeiros.

Imaginemos a cena: comício com palanque cheio de autoridades, correligionários e mais ou menos uma centena de puxa-sacos, 112% deles interessados em resolver seus próprios problemas. Começam os discursos: “Quero saudar meu amigo Fulano, prefeito de Haumichblau, essa progressista cidade que nos acolhe, quero saudar Sicrano, presidente do Partido Conosco Ninguém Podemos, que viajou mais de 10 km para estar presente nesse incomparável evento...”. O segundo orador vai pela mesma ladainha intolerável, até o candidato se manifestar. Mereceria nosso voto se dissesse:

“Não vou nominar quem está no palanque porque, se o fizesse, teria que, muito antes, nominar cada um de vocês aí, em pé, para ouvir o que tenho a dizer, pois você é a pessoa que interessa, e seu voto é tão importante quanto o de cada um dos que estão aqui em cima. Da mesma forma que alguns de vocês não votarão em mim, muitos deles também não o farão, pois esses têm outros interesses. Sim, eu preciso de muitos políticos que estão neste palanque e nós precisamos, mas proponho uma inversão nisso: se cada um de vocês votar em mim e conseguir mais pessoas que o façam, nós, vocês comigo, teremos força para que eles precisem muito mais de nós do que nós deles e poderemos fazer mais por todos. Aí, em vez de implorarmos pelos favores deles, sentaremos de igual para igual, nós com nossa força, da qual eles necessitam.

Minha única promessa é que usarei a força de seu voto para fazer o melhor para todos, e você vai me ajudar de verdade para escolher o que é melhor.”

Nesse dá para votar.