POLÍTICA E CIRCO

 
 
                                         O horário político é o único momento em 
                                         que os ladrões ficam em cadeia nacional.
                                                                                               (Anônimo)
 
 

     Havia prometido a mim mesma que não escreveria sobre a nossa política partidária, não neste momento, mas a frase acima acordou a velha ativista. Fiquei pensando no quanto é triste lermos e, de uma forma geral, concordar com ela. Antes que me atirem pedras vou logo dizendo, eu sei que há honrosas exceções, que nem todo político  é ladrão, mas, via de regra é assim que pensamos. 
 

     Pensando bem nossa política é feita como um grande espetáculo circense. Com todo respeito aos circos e sem querer ofender aos artistas desta arte tão brilhante. Mas, analisemos. 

     Comecemos pelos domadores de eleitores, que, na tentativa de manter seu poder e em defesa de sua auto-preservação se intitulam defensores da cidadania; a eles somam-se os mágicos que fazem campanhas milionárias sem prestarem conta de suas fontes. Não adianta tentar desvendar o segredo olhando dentro da cartola ou por baixo da manga, nada encontraremos. É possível que este truque seja chamado caixa 2. Porém, um bom mágico não revela como faz os truques; aconselho olhar nas cuecas ou meias, grandes surpresas podem ser reveladas. 

     Tem ainda os equilibristas, encontrados tanto entre os eleitores quanto entre os “líderes”. Na tentativa de valorizar ao máximo seu voto eles ficam na corda bamba o máximo de tempo possível, até serem atingidos por boa quantia ou uma promessa tentadora. Sem dúvida uma atitude perigosa, pois na maioria das vezes, não há cama elástica para amenizar o tombo.
 

     Não podemos esquecer os trapezistas, estes pulam de um palanque para o outro, em cambalhotas oportunistas e precisas. Todo circo tem uma boa dublagem. Na nossa política também. São os filhos, sobrinhos, netos e apadrinhados que imitam os mais velhos e fazem a velha política com nova roupagem.
 

     Todo circo que se preza tem bons palhaços, são eles que garantem a beleza do espetáculo. Não esqueçamos que os palhaços, muitas vezes se dão mal pra ver o publico rir. Neste circo, os palhaços somos nós, os eleitores.

     Comprem sua pipoca. Sentem que o espetáculo já começou. Mas, atenção! A Temporada termina em Outubro e só volta daqui há dois anos. Portanto, divirtam-se (ou desesperem-se?). O ingresso é o título de eleitor. Terminada a eleição, digo, a apresentação, os palhaços se transformam em engolidores/cuspidores de fogo e passam mais quatro anos soltando fogo pelas ventas, cuspindo labaredas, e, quase sempre, queimando-se no fogo por ele aceso. 
 

     E viva o circo!!!!!





 
Ângela M Rodrigues O P Gurgel
Enviado por Ângela M Rodrigues O P Gurgel em 10/08/2010
Reeditado em 23/08/2014
Código do texto: T2429275
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.