2- Lua cheia em Pedro do Rio

ou:

O encontro dos irmãos Gonçalves-Guadalupe em Pedro Rio

Somos 8 irmãos,seis morando na mesma cidade mineira.O caçula,engenheiro,trabalhador-itinerante, vai onde a obra está e a família se fixou também em Divinópolis.

A caçula mora,com o marido e dois filhos no Rio de Janeiro.Fez o convite,que foi aceito: vamos fazer nosso encontro de julho em Pedro do Rio,Itaipava!

Conversas.Arranjos.Desencontros.E finalmente a data acertada: último final de semana de julho,que antecedia o aniversário do cunhado mineiro-carioca.

Eu, a "honorável" irmã mais velha,já estava há uma semana no Rio,dando aulas de redação pro sobrinho-afilhado pré-vestibulando ( Ah! Como sempre uma experiência de troca,que me realiza e me deixa feliz.)

Na quarta-feira,à noitinha as "poucas bagagens" foram espremidas no bagageiro do carro e lá fomos nós rumo a Pedro do Rio.Minha primeira experiência com um engarrafamento não foi tão traumatizante: aproveitamos para relembrar histórias da família.

Na quinta-feira,à tarde,chegaram Creusa e José Antônio.Vieram de Divinópolis.Desviaram-se um pouco do caminho e, em Rio Pomba,almoçaram com a mãe do Vic.

Na sexta-feira,antes do almoço,Xu e Selma buzinaram: chegamos!Vieram também de Divinópolis e fizeram uma viagem tranquila.

O suspense ficou por conta de Paulo e Zezé,que vieram de Manga,cidade-limítrofe com Bahia.Viajaram mil e tantos quilômetros em quinze horas.Foram saudados e abraçados,devidamente apreciados pelo esforço realizado.

Enfim,cinco irmãos,dois cunhados e duas cunhadas,dois sobrinhos: onze pessoas.Felizes e comemorando: comida,bebida,jogos,filmes,conversas,risadas.

E brindes de gratidão aos pais: Quinzinho e Neusinha,os responsáveis por estarmos ali,juntos e conscientes da nossa herança e da nossa responsabilidade:conservá-los vivos dentro de nós.E multiplicá-los em nossos filhos e nossos netos,numa corrente fortemente unida pelos laços de amizade,de respeito e de consanguinidade.

Rio de Janeiro,2 de agosto de 2010

Maria Neusa Guadalupe

maria neusa
Enviado por maria neusa em 10/08/2010
Reeditado em 10/08/2010
Código do texto: T2430234
Classificação de conteúdo: seguro