OVO CRU

Lêda Torre

Nas cidadezinhas interioranas do Brasil, costuma-se criar galinhas em casa. Quem não tem normalmente uma pequena criação? Com certeza muita gente. Ali tem ovo caipira todo dia, uma galinha ao molho pardo, que no Pernambuco se chama “galinha cabidela”, aos fins de semana de preferência, essas coisitas...que a gente sempre sente saudades...

Pois bem, meio a essas práticas, tinha uma bem familiar. Como dona Creuza cria suas galinhas até hoje, ela separa ovos para o consumo da família, e guarda os que servirão pra deitar e tirar pintinhos, como ela mesma diz: “ninguém mexa nesses ovos porque vou deitar tais galinhas...” entretanto, na fase de adolescência a gente sente uma fome danada, toda hora se tem fome. ..E numa certa tarde, ao chegar da escola, com meus doze anos mais ou menos, com uma fome “canina” também expressão daquela época, lá em casa não tinha ninguém...eu , com fome e sozinha, pensei: vou já fazer farofa de ovos antes que minha mãe chegue e me proíba, pois os ovos de consumo não havia nenhum. Somente os de deitar a galinhas dela, pra tirar pintos...e aí, o que fazer? Era fazer bem depressa a tal farofa, comer e pronto...ela nem iria perceber...e nem também me repreender de nada...pois fomos educados muito rigidamente...claro, até hoje agradeço a Deus por isso.

Foi assim; coloquei azeite de coco babaçu na frigideira, acendi o fogão a gás e na bendita hora que quebrei o ovo... lá ouvi os passos dela, vindo em minha direção e, não pensei duas vezes: glup! Glup!! tomei o ovo ainda cru e engoli numa boa, tudo isso com medo dela brigar comigo por ter mexido com os seus “ovos de ouro”...ela nem percebeu nada do ovo...e eu desligada e pelo medo, nem me lembrei mais de que eu havia deixado nada no fogo e foi ai que ela viu a frigideira em chamas pegando aquele fogaréu e correu, tentou apagar o tal fogo e assustada me disse: “minha filha mas o que é isso? Você não tem medo de ser acidentada? Fogo é perigoso...não sabendo ela do que eu tinha aprontado...e eu, com cara de quem comeu e não gostou, respondi: é, mãezinha eu tava com fome e queria mesmo era comer uma farofinha daquelas, e ela com amor de mãe, respondeu: apanha minha filha daqueles ovos mesmo de deitar as galinhas chocas que estão lá no quintal, ainda não estão com pintinho não, pode pegar um e fazer sua farofa, viu? Ta bom, mãe, respondi...inocente....rsrsrsrsr...

Rsrsrsrsrsr...eu , como se não soubesse de nada, fiz minha farofa e aí foi que percebi o gosto de ovo cru na boca e senti até enjoos, imaginando que medo eu tive dela me dar uma surra, pois sempre que a gente aprontava, era um lembretezinho, para aprender a respeitar e obedecer. E foi assim que comi um baita de um ovo cru, e quase me engasgo! Poxa, se eu soubesse que ela nem iria reclamar do feito, eu teria esperado...por isso diz o ditado: ‘quem se avexa, come cru”.

______São Luis 11 de agosto de 2010_________

Lêda Torre
Enviado por Lêda Torre em 11/08/2010
Reeditado em 03/06/2015
Código do texto: T2431870
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.