QUEM EDUCA VER OS FRUTOS

Por mais que pareça difícil a missão de educar, quando se faz acreditando em mudanças, ela acontece de uma maneira muito gratificante.

No início do ano de 2010 comecei, sozinha, a passar nas oito salas de aula da escola que trabalho (E. E. Professor Hermógenes Nogueira da Costa – Abolição IV – Mossoró/RN) questionando o porquê deles – alunos – não usarem cesto de lixo para colocarem papéis e outros tipos de lixo. Perguntava se naquelas salas passavam 4:20 horas e minutos ratos e baratas. Uns me olhavam assustados. E eu explicava que em ambientes tão sujos são ideais para insetos, mas eu via em cada sala seres humanos lindos e únicos, capazes de darem sua contribuição para um mundo melhor. Em seguida coloquei cestos grandes no pátio da escola para evitar lixo espalhado por estes ambientes externos.

Na maioria dos dias eu passava em cada sala para ver como estava a limpeza e elogiava os pequenos avanço, ressaltando que as mudanças veem lentamente. E também dava a minha contribuição.

Acredito que meus colegas me achavam maluca porque onde eu via lixo, apanhava e colocava no cesto mais próximo. E, aos poucos fui vendo os resultados.

O mais interessante é que passei um mês de atestado médico por motivo de saúde. Retornei há pouco tempo e estou passando de sala em sala e, por incrível que pareça até nas salas que estão sem cestos de lixo – com o tempo se quebram – eles colocam no cantinho da parede. Então coloco para eles como é importante quando incorporamos um conhecimento. Aí me pergunto: será que se nossos educadores ao invés de abarrotarem as cabeças desses alunos com conteúdos que, na maioria das vezes, só servem para tirar uma nota na prova e depois descartam-os por não terem utilidade em suas vidas, transformassem-os em atividades práticas?

Eis a questão a se repensar.

Outro fato interessante é que a nossa escola a nível de Mossoró ficou em primeiro lugar no ENEM, com pontuação de 5,44 e também no IDEB fomos contemplados entre as primeiras colocadas. Recebemos premiação por estes acontecimentos úteis aos alunos e a escola, como filmadora, máquina fotográfica, entre outros. O que para nós é motivo de orgulho, pois trabalhamos muito, mas temos bons resultado, que é realmente o que nos interessa.

Por isso continuo acreditando em educação e no trabalho em grupo.

Pabenizamos a todos que contribuem para obtermos estes frutos saborosos.

Fátima Feitosa
Enviado por Fátima Feitosa em 12/08/2010
Reeditado em 12/08/2010
Código do texto: T2433567
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.