Certezas

       O sol nasce todo dia.
 
       Mais uma das muitas ilusões que a simples observação, não justificada por uma racionalidade crítica, e por obtenção de evidências, nos prega.
 
       O sol, muito maior e com uma inércia imensamente superior, praticamente permanece estável, para o escopo demarcado pelo sistema solar. A nossa mãe terra é que se movimentando em rotação, faz parecer com que o sol se mova nascendo a leste e se pondo a oeste.
 
       Este nosso universo é assim, repleto de certezas que não passam de ilusões, o mesmo é válido para nossas vidas e pensamentos.
 
       Apenas uma boa racionalização crítica, apoiada em busca de evidências pode nos fazer ver a verdade básica, e não a superficial ilusão do mundo.
 
       O nosso mundo, e em especial a física do muito pequeno, a mecânica quântica, é repleto de situações não intuitivas.
 
       Por isso não me canso de repetir: “certezas, somente os loucos ou os gênios as podem ter, como não sou gênio, e não desejo ser louco, busco constantemente a verdade, sem nenhuma certeza absoluta de nada.”

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 14/08/2010
Código do texto: T2436965
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.